Uma aeronave militar russa modelo Il-20 que levava 14 agentes a bordo desapareceu sobre o mar Mediterrâneo, informou o Ministério da Defesa russo nesta terça (18).
O avião sumiu do radar enquanto caças F-16 israelenses atacavam alvos na província síria de Latakia. O destino da aeronave russa é desconhecido, informou um oficial ligado ao ministério, segundo a agência de notícias russa TASS.
“No dia 17 de setembro, por volta das 23h no horário de Moscou, a conexão com a tripulação da aeronave russa Il-20 foi perdida sobre o mar Mediterrâneo, enquanto o avião estava retornando à base aérea de Khmeimim, a 35 quilômetros da costa da Síria”, disse o oficial.
O comando da base aérea russa de Hmeymim deu início a uma operação de busca e resgate. Segundo a agência de notícias Interfax, fontes revelaram que o avião pode ter caído no Mediterrâneo como resultado de um “inesperado incidente crítico” no ar.
Um oficial dos EUA, que falou com a agência Reuters com a condição de não ter o nome revelado, disse que o governo americano acredita que forças de defesa da Síria devem ter disparado por acidente contra a aeronave russa enquanto abatiam mísseis israelenses. Uma porta-voz militar de Israel, quando perguntado tanto sobre o ataque israelense quanto sobre o avião russo, disse que não comentaria. Já o Exército francês negou ter envolvimento.
A operação militar russa na Síria, que começou em 2015, tem tornado o conflito favorável para o presidente sírio Bashar al-Assad, aliado de Moscou, em sua luta contra rebeldes.
