IMAGENS SMS Divulgação Notisul
A Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Arroio do Silva, por meio da Vigilância Epidemiológica, intensificou as ações de prevenção ao Aedes aegypti com a aplicação da Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) em diferentes unidades públicas do município. A técnica, indicada em locais estratégicos com grande circulação de pessoas, visa reduzir a presença do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A BRI consiste na aplicação de um inseticida residual nas paredes internas dos imóveis. O produto permanece ativo por semanas e elimina o mosquito ao entrar em contato com as superfícies tratadas. De acordo com a Secretaria de Saúde, o procedimento é seguro para pessoas, animais domésticos e para o meio ambiente, além de atuar comorepelente.

“Reforçamos que a melhor e mais eficaz forma de prevenção ainda é a eliminação de possíveis criadouros do mosquito”, pontua.
A Prefeitura destaca que, mesmo com o reforço da BRI, medidas simples continuam sendo fundamentais: manter caixas d’água fechadas, eliminar recipientes que acumulem água e descartar corretamente materiais que possam servir de criadouro.