FOTOS CBMSC Mídias Sociais Reprodução Notisul
Uma operação de alto risco mobilizou equipes de diferentes cidades na madrugada e manhã deste domingo (24), em Orleans, no bairro Brusque do Sul, após três pessoas ficarem ilhadas durante uma enchente. Bombeiros de Orleans e Lauro Müller conseguiram resgatar duas vítimas, mas durante a tentativa de salvar a terceira, um militar foi arrastado pela correnteza e também precisou de socorro.
Resgate mobilizou equipes terrestres e aéreas
O chamado foi registrado às 22h35 de sábado (23), quando o rio começou a subir rapidamente e isolou os acampantes. A operação contou com:
-
Bombeiros de Orleans, Lauro Müller, São Ludgero e Braço do Norte;
-
Reforço aéreo do helicóptero Arcanjo 01 e da aeronave do Saer/Polícia Civil;
-
Apoio de equipes médicas e aeromédicas.
O atendimento se estendeu por quase 12 horas, até a manhã deste domingo, quando a última vítima foi retirada por volta das 10h30.
Bombeiro ficou ferido após ser arrastado
No momento mais crítico da operação, um dos bombeiros foi surpreendido pela força da água e acabou arrastado, ficando ilhado. Ele foi resgatado pelos colegas e encaminhado ao hospital com ferimentos leves em pernas, ombros e mão. Apesar do susto, passa bem.
Durante a madrugada, as equipes em terra chegaram a apresentar sinais de hipotermia devido ao frio intenso, o que exigiu a substituição dos profissionais às 6h.
Vítimas resgatadas e alerta de segurança
As três pessoas resgatadas foram avaliadas por equipes médicas e liberadas em seguida. Segundo a Defesa Civil, não houve registros de desalojados ou ruas interditadas em Orleans.
Os bombeiros reforçam a orientação para que a população consulte a previsão do tempo antes de atividades ao ar livre, evitando acampamentos em áreas de risco nos dias de chuva intensa ou ventos fortes. A Epagri/Ciram alerta que as instabilidades climáticas devem permanecer até quarta-feira (27).