Tubarão
Os bombeiros da área do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militares de Tubarão voltaram para casa com a satisfação do dever cumprido quando as águas dos rios Itajaí-Açu e Itajaí-Mirim baixaram, no domingo. Eles passaram o fim de semana em Itajaí para atuar em apoio no resgate de pessoas e bens, vítimas da enchente que atingiu a região.
Profissionais de várias cidades da região sul que integram a corporação, um total de 12, seguiram para a ajuda humanitária. “Foi extremamente gratificante, uma vez que nossa equipe trabalhou com total autonomia de recursos. Mas este tipo de calamidade deve servir de alerta para os órgãos públicos e para a população de nossa região”, destacou o 2ª tenente Rafael Fortunato Camilo, do Corpo de Bombeiros da Cidade Azul, que comandou a força-tarefa.
O grupo deslocou-se com três caminhonetes, duas embarcações, além de outros materiais e equipamentos para o atendimento das emergências em função das cheias. Muitas pessoas que estavam em suas residências e que não tiveram como sair foram resgatadas, bem como outras que precisaram de água e alimentos foram ajudadas.
Bombeiros voluntários de Jaguaruna também contribuíram
Seis bombeiros voluntários de Jaguaruna fizeram a sua parte de forma exemplar. O destino da equipe foi o município de Rio do Sul. Eles encontraram dificuldades para chegar à cidade, em função de estar totalmente isolada. Com uma embarcação, depararam-se com casas totalmente submersas, água que cobria até o topo dos postes de energia, pontes derrubadas e famílias completamente ilhadas, há dias sem alimentação.
A remoção do corpo de uma mulher que morreu foi uma das missões, assim como o resgate de três pacientes que precisavam fazer hemodiálise e estavam ilhados em uma parte onde helicópteros não pousavam. Os bombeiros também resgataram um geólogo que precisava ser levado a uma encosta com suspeita de deslizamento.
Eles ainda atuaram no resgate de diversas pessoas que estavam há dias sem água e comida e que necessitavam de atendimento médico. Foram distribuídos aproximadamente mil quilos de alimentos.
