
Imbituba
Portas e vidros quebrados, pichações, incêndio criminoso, entre outras depredações. Essa é a realidade dos postos guarda-vidas de algumas praias de Imbituba e região. Prestes a iniciar mais uma Operação Veraneio, o Corpo de Bombeiros Militar de Imbituba enfrenta resultados do vandalismo praticado durante todo o inverno, quando a maioria dos postos fica sem guarnição. “Fora da temporada de verão, muitos vândalos utilizam esses locais para uso de drogas, e acabam depredando, alguns chegaram a ser queimados”, lamenta o comandante dos bombeiros de Imbituba, capitão Rafael Fortunato Camilo.
A corporação imbitubense conta com 14 postos, e todos necessitam de reformas. Próximo do início do verão, enquanto os esforços são para a recuperação, alguns pontos continuam com registros de ataques todas as semanas.
Para o capitão, a situação é preocupante, já que os recursos do órgão são limitados e o início da temporada estar próximo, sob pena de não haver condições dignas de trabalho aos guarda-vidas.
“A pré-temporada já começou e os profissionais precisam de um local decente para ficar. Todo ano tem que ser investido alto valor nas reformas dos postos, dinheiro que poderia ser economizado para a aquisição do esperado novo caminhão de combate a incêndios”, pretende.
Ele complementa afirmando que a reforma dos postos terá um custo aproximado de R$ 40 mil. O Estado está com dificuldades financeiras.
Adote um posto guarda-vidas
Com as dificuldades de recursos, o Corpo de Bombeiros de Imbituba busca parcerias que adotem um dos postos existentes nas praias do município e região a fim de realizar as devidas melhorias e manutenções necessárias para que as unidades possam ser utilizadas de forma adequada pelos profissionais.
“Algumas empresas já estão nos ajudando e solicitamos o apoio da população para realizarmos a reforma das unidades o mais breve possível”, ressalta. Os interessados em apoiar a ação devem entrar em contato com o Corpo de Bombeiros no (48) 3647-7841 ou via redes sociais, na página do Facebook da instituição.
Operação Veraneio inicia em 15 dias no Estado
Neste ano, a Operação Veraneio inicia no dia 17 de dezembro, quando as praias de Imbituba e região contarão com o atendimento de 82 guarda-vidas formados, que atuarão nos 14 postos todos os dias até o fim do verão.
A pré-temporada iniciou no último dia 12, quando uma guarnição dos guarda-vidas já estava disponível nos fins de semana nas praias do Mar Grosso e Cardoso, em Laguna, praias de Itapirubá, Rosa, Vila e Barra da Ibiraquera, em Imbituba, praias do Ouvidor, Ferrugem e Central, em Garopaba.