IMAGEM PMCB Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 3 minutos
A Secretaria de Saúde de Capivari de Baixo iniciou nesta quarta-feira (21) a oferta do serviço de prótese dentária à população. A implantação do atendimento havia sido anunciada em novembro de 2025 e passa a integrar a rede municipal de saúde bucal.
Os atendimentos de prótese dentária ocorrem todas as quartas-feiras, das 14h às 16h, na ESF Centro 2, com capacidade para a entrega de até 21 próteses por mês. Nesta etapa, o serviço conta com uma cirurgiã-dentista e uma técnica em prótese dentária.
Atendimento começa nas unidades de saúde
O processo de acesso ao serviço tem início nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Nessas unidades, o cirurgião-dentista realiza uma avaliação clínica completa para identificar a necessidade de prótese total ou parcial.
Quando indicado, o paciente passa por procedimentos prévios, como extrações cirúrgicas, restaurações, controle periodontal e adequação do meio bucal. Essas etapas são fundamentais para garantir melhores resultados no tratamento protético.
Somente após estar clinicamente apto, o paciente é encaminhado pelo sistema oficial de regulação, com todas as informações obrigatórias, incluindo dentes ausentes, tipo de prótese indicada e condições bucais atuais.
Regulação define critérios de prioridade
O novo protocolo estabelece critérios claros para priorização dos atendimentos. Entre as situações consideradas estão:
-
Pacientes totalmente sem dentes;
-
Perdas dentárias múltiplas ou anteriores, que prejudiquem fala, estética e mastigação;
-
Uso de próteses quebradas, desadaptadas ou sem possibilidade de reparo;
-
Idosos em risco nutricional ou social em função da ausência dentária.
A regulação e classificação dos encaminhamentos são realizadas pelo coordenador e responsável técnico municipal de odontologia, Edvan Nunes dos Santos.
Planejamento e implantação do serviço
As tratativas para implantação do serviço começaram no início do ano passado. Em novembro, foi realizada uma reunião com os cirurgiões-dentistas do município e a coordenação de odontologia, com o objetivo de garantir mais organização, transparência, equidade e eficiência no acesso aos serviços de reabilitação oral oferecidos pelo SUS.
Com as novas diretrizes, os atendimentos passam a seguir critérios técnicos e clínicos padronizados, assegurando prioridade a quem mais necessita e fortalecendo a qualidade do cuidado prestado.
Avanço na saúde bucal
Para Edvan Nunes dos Santos, a implantação representa um avanço importante na rede de atenção em saúde bucal do município.
“O objetivo é garantir um atendimento mais humanizado, resolutivo e alinhado às diretrizes do SUS e da Política Nacional de Saúde Bucal”, destaca.
O secretário de Saúde, Sérgio Arent, reforça o compromisso da administração municipal.
“A Prefeitura reforça seu compromisso com a ampliação e qualificação dos serviços oferecidos à comunidade, promovendo mais qualidade de vida e dignidade aos cidadãos que necessitam de reabilitação protética”, afirmou.
