Início Educação Capivari de Baixo recebe Selo Petronilha por ações de equidade racial na...

Capivari de Baixo recebe Selo Petronilha por ações de equidade racial na educação

 IMAGEM SECB Divulgação Notisul

Tempo de leitura: 4 minutos

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Capivari de Baixo recebeu nesta semana o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva de Educação para as Relações Étnico-Raciais, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). O reconhecimento valoriza iniciativas voltadas à promoção da equidade racial e ao ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e quilombola.

O selo integra a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ). Em Santa Catarina, apenas 17 municípios e a Secretaria de Estado da Educação atenderam aos critérios exigidos, como adesão à política nacional, participação no Diagnóstico Equidade e desenvolvimento de ações efetivas na área. Na região da Amurel, somente Capivari de Baixo, Sangão e Imbituba foram contemplados.

Compromisso com uma educação inclusiva

Para a secretária de Educação, Magali Pickler Isidoro Pereira, o selo reconhece um trabalho contínuo desenvolvido no município.

“Participar e receber o selo demonstra que a educação municipal está comprometida em promover o respeito, a inclusão e a valorização das culturas afro-brasileiras, indígenas e quilombolas, contribuindo para uma formação mais justa, plural, representativa e igualitária”, afirmou.

Ao longo de todo o ano letivo, as escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) de Capivari de Baixo desenvolvem ações educativas voltadas à equidade racial, com atividades que valorizam a história e a cultura afro-brasileira, africana e quilombola.

Projetos culturais e educação quilombola

Entre as iniciativas destacam-se parcerias com o Parque Diamante + Energia, que promove programação teatral e apresentações de dança durante a Semana da Consciência Negra, envolvendo estudantes da rede municipal. Também são realizadas feiras, mostras culturais, pesquisas temáticas e palestras trimestrais.

Outro destaque é o convênio com a Secretaria de Estado da Educação que, por meio do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) de Tubarão, oferece aulas com grade curricular diferenciada para jovens e adultos da comunidade da Ilhotinha, com foco no ensino quilombola, respeito à diversidade, pertencimento e valorização da ancestralidade.

Reconhecimento da gestão municipal

O prefeito Claudir Bitencourt destacou o mérito coletivo da conquista.

“Conhecendo todas as ações que a Secretaria desenvolveu ao longo do período, não tenho a menor dúvida de que o selo é muito merecido. Parabenizo todas as pessoas que contribuíram para que alcançássemos este resultado”, declarou.

Apoio do Unicef

O processo de concessão do selo contou com apoio técnico do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que passou a auxiliar a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) na avaliação das ações desenvolvidas pelos entes federativos.

Quem foi Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva

O selo homenageia Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, professora doutora, educadora e ativista reconhecida nacionalmente pela luta contra o racismo e pela promoção de uma educação inclusiva. Nascida em 29 de junho de 1942, em Porto Alegre (RS), foi a primeira mulher negra a integrar o Conselho Nacional de Educação (CNE).

Petronilha foi relatora do Parecer CNE/CP nº 03/2004, responsável pela regulamentação da Lei nº 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar, sendo referência na construção de políticas públicas antirracistas no Brasil.

Municípios e instituições contemplados em SC

Receberam o Selo Petronilha em Santa Catarina:

  • Secretaria de Estado da Educação

  • Secretarias Municipais de Educação de:
    Blumenau, Capivari de Baixo, Chapecó, Cordilheira Alta, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Guabiruba, Guaramirim, Imbituba, Itajaí, Jaraguá do Sul, Lages, Balneário Piçarras, Sangão, São José e Xaxim.

Sair da versão mobile