Início Geral Cardeais entram em reclusão antes do conclave no Vaticano

Cardeais entram em reclusão antes do conclave no Vaticano

Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul

Cardeais do mundo todo iniciaram nesta terça-feira (6) a reclusão no Vaticano para participar do conclave que vai eleger o novo papa. Eles ficarão hospedados em duas casas dentro do território da Santa Sé e estarão proibidos de qualquer contato externo enquanto o processo de votação ocorre a partir desta quarta-feira (7), na Capela Sistina. O próximo pontífice será escolhido entre os 133 cardeais com menos de 80 anos, que votarão de forma secreta até que um deles alcance a maioria de três quartos dos votos.

O mais diverso da história da Igreja

Com representantes de 70 países, esse será o conclave mais geograficamente diverso em 2 mil anos de história da Igreja Católica. Isso se deve, principalmente, à política do papa Francisco, que priorizou a nomeação de cardeais de regiões que nunca haviam tido representação no colégio cardinalício, como Haiti, Sudão do Sul e Mianmar.

  • 133 cardeais votantes

  • 70 países representados

  • 23 cardeais da Ásia

  • 53 cardeais da Europa

Expectativa por continuidade ou mudança

Entre os cardeais, há diferentes visões sobre o futuro da Igreja. Alguns desejam continuar com os esforços de Francisco por mais transparência e inclusão. Outros preferem um retorno à doutrina mais tradicional. Essa divisão aumenta a expectativa em torno de quem será o novo papa, e muitos cardeais admitem que ainda não têm um nome em mente. O arcebispo de Washington, Robert McElroy, afirmou que o processo é “profundo e misterioso” e que não há como prever o resultado.

Estratégias e alianças

Enquanto os europeus tendem a votar de forma mais individualizada, os asiáticos devem tentar formar um bloco. O cardeal japonês Tarcisio Isao Kikuchi revelou ao jornal La Repubblica que os 23 cardeais da Ásia estão se organizando para apoiar um ou dois nomes em conjunto. “Nós, asiáticos, provavelmente somos mais unânimes… veremos qual nome sairá como o principal candidato”, afirmou.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile