Priscila Alano
Jaguaruna
Um dos mais conhecidos cartões postais de Jaguaruna, o chuveirão, no Balneário Arroio Corrente, passará por uma revitalização nos próximos meses. A administração municipal trabalha na finalização do projeto que trará mais conforto e segurança para os turistas, veranistas e banhistas.
De acordo com o prefeito Inimar Felisbino Duarte, serão investidos R$ 100 mil nas obras. O recurso foi garantido através de emenda parlamentar federal. “Estamos organizando a documentação necessária para receber o recurso do governo federal para realizar as obras no chuveirão. Acredito que até junho o valor esteja disponível para iniciarmos os trabalhos”, espera Inimar.
O projeto de restauração contemplará a ampliação do espaço para banho, revestimento com azulejo e pastilhas-pisos, colocação de uma cerca na parte superior, construção de uma mini-barragem para evitar o desmoronamento de terra na parte inferior e implantação de um portal de informações turísticas. “Vamos pedir a liberação junto à Fatma para também construir banheiros públicos”, adianta o prefeito. A expectativa é que as obras sejam concluídas até o início da próxima temporada de verão.
História
Construído na década de 50 com o objetivo de fornecer energia elétrica para a comunidade, em 1987, o chuveirão foi adquirido pela associação de moradores. Em 1996, foi completamente reformado pela prefeitura. O chuveirão é abastecido com água que desce da lagoa em direção ao mar, com uma vazão de dois mil litros de água por segundo, proporcionando hidromassagem aos banhistas.
Outras obras
A prefeitura também trabalha na elaboração e captação de recursos para os projetos de calçadão na beira-mar, que contemplará os balneários Camacho, Arroio Corrente e Campo Bom. E a ciclovia entre o centro da cidade e o balneário Arroio Corrente, via SC-442.
