Início Geral Celesc e empresas de telecomunicações retiram mais de 150 toneladas de cabos...

Celesc e empresas de telecomunicações retiram mais de 150 toneladas de cabos irregulares em Santa Catarina em 2025

FOTOS Celesc Divulgação Notisul

⏱️ Tempo de leitura: 4 minutos

A Celesc, em parceria com empresas de telecomunicações e com o apoio das prefeituras municipais, retirou mais de 150 toneladas de cabos irregulares e obsoletos dos postes da rede elétrica em Santa Catarina ao longo de 2025. As ações ocorreram em 52 municípios de diferentes regiões do estado e fazem parte de um programa permanente de organização e compartilhamento da infraestrutura.

A iniciativa tem como foco aumentar a segurança da população, melhorar a confiabilidade do sistema elétrico, reduzir riscos de acidentes e contribuir para a organização urbana. A retirada de cabos fora de uso também facilita os serviços de manutenção da rede e o atendimento aos consumidores.

Ação integrada entre Celesc, empresas e prefeituras

Os trabalhos são realizados de forma integrada, envolvendo a Celesc, as empresas responsáveis pelos cabos de telecomunicações e as prefeituras, que atuam como parceiras fundamentais no apoio à mobilização local, no planejamento das frentes de trabalho e na orientação à comunidade.

De acordo com Carlos Eduardo Marcussi, gerente do Departamento de Telecomunicações e Compartilhamento da Celesc, os resultados refletem o esforço conjunto entre os envolvidos.

“Esse é um trabalho contínuo, que depende da união de esforços. Celesc, empresas de telecomunicações e prefeituras atuam juntas para tornar as cidades mais seguras, organizadas e com uma rede elétrica mais confiável”, destacou.

Segundo a companhia, novas ações seguirão sendo realizadas ao longo do ano, com prioridade para locais com maior concentração de cabos irregulares e diálogo permanente com municípios e operadoras.

Mutirões em Florianópolis

Somente em Florianópolis, os mutirões de limpeza de postes realizados em 2025 resultaram na retirada de 26 toneladas de cabos obsoletos ou irregulares. As ações ocorrem em parceria com empresas de telecomunicações e com o apoio da Prefeitura, priorizando vias de grande circulação e áreas com maior concentração de fiação fora de uso.

Além de melhorar o aspecto visual da cidade, os mutirões contribuem para a redução de riscos à população, a organização do espaço urbano e a segurança das equipes que atuam na manutenção da rede elétrica.retirada de fios e cabos irregulares em SC

Fiscalização e regularização da rede

A Celesc mantém um trabalho contínuo de fiscalização da rede compartilhada, com foco na remoção de fios clandestinos, fora dos padrões técnicos ou desativados. As empresas de telecomunicações são notificadas para regularizar as irregularidades em até 30 dias. Em situações mais graves, a remoção dos cabos é realizada imediatamente para garantir a segurança.

O excesso de fiação nos postes ocorre, em grande parte, devido ao uso irregular da infraestrutura por empresas sem contrato com a Celesc ou por instalações não autorizadas. Para utilizar os postes da distribuidora, é necessário apresentar um projeto técnico e obter a liberação e a formalização do contrato de compartilhamento.

Impacto na tarifa de energia

Além de aumentar a poluição visual, as práticas irregulares impactam diretamente a tarifa de energia. Isso porque 60% da receita arrecadada com o aluguel dos postes é revertida para a redução das tarifas dos consumidores.

A população também pode colaborar informando situações de risco, como cabos rompidos ou baixos, por meio do telefone 0800 048 0196.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile