Início Geral Chuvas em Tubarão passam de 100 mm e elevam nível do rio

Chuvas em Tubarão passam de 100 mm e elevam nível do rio

chuvas em Tubarão
IMAGEM PDC/ PMT Divulgação Notisul

IMAGEM PDC/ PMT Divulgação Notisul

Tempo de leitura: 4 minutos

As chuvas em Tubarão registradas nesta segunda-feira (21) ultrapassaram 100 milímetros em alguns pontos do município. O maior acumulado informado foi de 107 mm na região da Guarda. A elevação do Rio Tubarão levou ao fechamento das comportas durante a noite, mas, segundo a Defesa Civil, o rio está baixando lentamente e não apresenta risco.

O município também registrou ocorrências provocadas pelo mau tempo, incluindo rompimento de muro, danos após a queda de um raio e um deslizamento. Até o momento, não foram relatados maiores prejuízos relacionados às ocorrências.

Chuvas em Tubarão chegam a 107 mm na Guarda

Os volumes de chuva variaram entre as regiões monitoradas do município. Na Guarda, foram registrados 107 mm, o maior acumulado entre os pontos informados.

Na Ponte Orlando Francalacci, o volume chegou a 95 mm. O Cemitério Horto registrou 93 mm.

Confira os acumulados:

  • Guarda: 107 mm;
  • Ponte Orlando Francalacci: 95 mm;
  • Cemitério Horto: 93 mm;
  • Rio do Pouso: 72 mm;
  • São Martinho: 65 mm.

De acordo com o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques, a maior contribuição para a elevação do Rio Tubarão veio da bacia formada pelos rios que descem de Lauro Müller e Orleans.

Já as bacias dos rios Braço do Norte e Capivari tiveram volumes menores de chuva. Com isso, a contribuição dessas áreas para a elevação do nível do Rio Tubarão também foi menor.

“O Rio Tubarão ainda continua alto, entretanto, sem risco, e está baixando lentamente”, afirmou Rafael Marques.

Segundo o secretário, durante a noite e a madrugada desta terça-feira (22), o monitoramento foi realizado por equipamentos em tempo real e pelas equipes da região.

Autoridades dos municípios próximos também auxiliaram no acompanhamento da situação da bacia.

Comportas foram fechadas e bomba ficou ligada durante a noite

A elevação do Rio Tubarão levou ao fechamento das comportas durante a noite de segunda-feira (21).

Na margem esquerda, a bomba localizada na Rua Luiz Pedro de Oliveira foi acionada e permaneceu funcionando durante toda a noite.

O equipamento evitou o acúmulo de água nas vias próximas, conforme as informações da Defesa Civil.

Para esta terça-feira (22), a previsão não indica novos volumes significativos de chuva. Ainda podem ocorrer garoas ou chuvas fracas de maneira eventual.

Deslizamento e danos são registrados após chuva

As equipes também atenderam ocorrências relacionadas ao período de instabilidade.

Na região do São Cristóvão, houve o rompimento do muro de contenção de uma quadra de esportes.

No bairro Oficinas, a queda de um raio provocou danos em um muro.

Já na manhã desta terça-feira (22), foi registrado um deslizamento na região da Guarda.

As equipes da Defesa Civil continuam acompanhando a situação. Até o momento, não foram registrados maiores prejuízos relacionados às ocorrências.

Defesa Civil mantém monitoramento em Tubarão

Mesmo com a redução da chuva, o monitoramento do Rio Tubarão e das áreas atingidas continua nesta terça-feira.

A orientação é para que moradores acionem os órgãos de emergência caso identifiquem situações de risco.

Serviço

Defesa Civil: 199
Corpo de Bombeiros: 193

Sair da versão mobile