Início Geral Comércio de SC cresce 8,3% em janeiro, maior alta em seis anos

Comércio de SC cresce 8,3% em janeiro, maior alta em seis anos

Foto: Ricardo Wolffenbüttel - Divulgação: Notisul

O volume de vendas do comércio varejista de Santa Catarina teve um crescimento de 8,3% em janeiro, na comparação com o mesmo período de 2024. O percentual, divulgado pelo IBGE nesta sexta-feira (14), representa o melhor desempenho para o mês nos últimos seis anos, destacando o avanço da economia local e o aumento do poder de compra da população.

O crescimento catarinense ficou bem acima da média nacional, que foi de 3,1% no período. No ranking dos estados, Santa Catarina ocupou a terceira posição, atrás apenas do Amapá (14,3%) e do Rio Grande do Sul (10,8%), e superando mercados importantes como Minas Gerais (4,2%), Paraná (4%) e São Paulo (2,2%).

Impacto do crescimento no consumo da população

O governador Jorginho Mello destacou que o aumento das vendas reflete a solidez do mercado de trabalho e a geração de renda no estado.

“Aqui tem emprego, o que gera renda e poder de compra para as famílias. As pessoas estão podendo comprar a geladeira para casa, a máquina de lavar roupa. O Estado vai continuar incentivando esse crescimento na economia, sem aumentar impostos e criando um ambiente seguro para quem deseja empreender por aqui”, afirmou o governador.

O secretário de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, reforçou que o estado tem um diferencial competitivo pela força empreendedora do seu povo.

“Santa Catarina é um estado diferenciado pelo espírito empreendedor do nosso empresariado. Nosso trabalhador gosta de fazer, aprender e empreender. O crescimento econômico fortalece a geração de empregos, criando oportunidades e aumentando a renda das famílias”, afirmou Dreveck.

Setores com melhor desempenho em janeiro

Entre os segmentos que mais cresceram em Santa Catarina, os bens duráveis tiveram destaque. O setor de eletrodomésticos registrou um aumento de 11,4% no volume de vendas, enquanto combustíveis e lubrificantes avançaram 8,2%. Supermercados e hipermercados também tiveram um bom desempenho, com alta de 7,9%, seguidos por artigos farmacêuticos (7,5%) e vestuário e calçados (7,4%).

Além disso, o comércio varejista ampliado, que inclui mais segmentos, também apresentou crescimento. As vendas de veículos, motocicletas, partes e peças cresceram 10,2%, materiais de construção avançaram 5,4% e o setor atacadista registrou um aumento de 2,3%.

Turismo e segurança impulsionam comércio

O secretário Dreveck destacou que o turismo também contribuiu para o bom desempenho do comércio em janeiro, especialmente nas cidades litorâneas, que receberam milhões de visitantes brasileiros e estrangeiros.

“O mês de janeiro foi de intenso turismo no estado de Santa Catarina. Isso faz a diferença para o comércio. Além disso, é preciso destacar que Santa Catarina tem a melhor segurança pública do Brasil, o que é fundamental para atrair mais turistas e estimular o crescimento do nosso mercado de consumo”, ressaltou.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile