Início Geral Consulta popular reúne sulistas no Plebisul

Consulta popular reúne sulistas no Plebisul

Estimativa dos organizadores é de que cerca de um milhão de pessoas tenham votado em plebiscito sem valor legal.

Tubarão

Em Santa Catarina, pelo menos 50 mil pessoas votaram no plebiscito informal organizado pelo movimento separatista “O Sul é o meu País” que incentiva a possibilidade de separar os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná do restante do país.

A consulta pública sem valor legal ocorreu neste sábado em diversos pontos em mais de mil cidades. Os organizadores afirmaram que dois terços dos municípios da região tiveram registro de votações (cerca de 800 cidades de um total de 1.191). Também estimam que mais de um milhão de pessoas tenham participado, o que equivale a quase 5% dos 21,28 milhões de eleitores sulistas.

Segundo o presidente da Comissão Curitiba do movimento “O Sul é Meu País”, Pedro Liss, a maior organização e o ambiente político do Brasil contribuíram para o aumento da atenção que a proposta vem recebendo nas últimas semanas. “Estamos bem mais organizados, não dá nem para comparar com o ano passado. As pessoas estão procurando uma alternativa e a proposta é pela criação de um sistema diferente, que acabou chamando a atenção”, convida.

Liss afirmou que o número de voluntários triplicou em relação a 2016, ano em que o movimento organizou a primeira consulta do tipo, que teve, segundo os organizadores, 617 mil votos.

Além da consulta, as pessoas que foram votar foram convidadas a assinar um Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP) que visa transformar a consulta em um plebiscito oficial, em 2018. Mesmo a aprovação de uma PLIP não garantirá a constitucionalidade de uma votação sobre a separação.

 

Foto: Giuliano Gomes/Divulgação/Notisul

Sair da versão mobile