
Treze de Maio
A premiação do Índice Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de Satisfação do Consumidor (Iasc 2016), feita anualmente, divulgou as distribuidoras do setor elétrico nacional de maior destaque na ótica do consumidor em 2016. O evento, realizado em Brasília na última quarta-feira, destacou três cooperativas de energia da região Sul de Santa Catarina: Coorsel, Coopermila e Cergal.
A Coorsel, de Treze de Maio, presidida por Ivanir Vitorassi, conquistou o primeiro lugar entre as permissionárias com até dez mil consumidores/associados, seguida pela Coopermila. “É indiscutível a nossa satisfação em receber este prêmio, não só para a Coorsel, mas também em sabermos que estamos representando o nosso cooperativismo de Santa Catarina. É muito bom saber que o setor de energia do nosso Estado continua apresentando resultados positivos”, afirma Vitorassi.
A avaliação para determinar os vencedores do prêmio é feita por localidades, por meio de uma pesquisa realizada com um questionário que contém vários itens, como qualidade e atendimento. O índice de aprovação atingido pela Coorsel foi de 82,10%.
Já a Cergal, de Tubarão, na premiação para “acima de dez mil consumidores”, ficou com a primeira colocação entre as cooperativas de Santa Catarina e segundo lugar entre as permissionárias de todo o país, atrás apenas da Cermissões, do Rio Grande do Sul.
A cerimônia de premiação contou com a presença dos presidentes das cooperativas, do ministro interino de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, do diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, e demais diretores, além de representantes das distribuidoras e de outras instituições do setor elétrico nacional.
O prêmio Iasc
Divulgado anualmente pela Aneel desde 2000, o Iasc avalia o desempenho prestado por empresas em suas áreas de atuação e com objetivo de estimular a melhoria contínua nos serviços. Em 2002, a Agência instituiu o prêmio para destacar as distribuidoras mais eficientes na percepção do consumidor.
As concessionárias e permissionárias recebem da Agência um certificado e um selo de qualidade, que podem ser utilizados no material de divulgação de cada empresa. Na pesquisa, realizada no período de 4 de julho a 17 de setembro deste ano, foram entrevistados 24.926 consumidores residenciais das 101 distribuidoras, concessionárias e permissionárias de energia elétrica.