Carolina Carradore
Tubarão
A merendeira da escola Professor Tomé Machado Vieira, no bairro Oficinas, em Tubarão, levou um susto quando abriu a porta da cozinha da instituição na manhã desta quarta-feira. O local estava infestado de ratos. Os bichos roeram boa parte do estoque de merenda que sobrou do ano passado. Até o cano da pia foi comido pelos roedores. O resultado: cerca de 270 alunos estão sem merenda até que a cozinha seja totalmente desratizada. Todo o alimento foi inutilizado.
Segundo a diretora do colégio, Gladys Ângela Larroyd, no fim de 2009 um ofício foi enviado à secretaria de desenvolvimento regional (SDR) em Tubarão, onde ela solicitou que escola fosse desratizada. Como nada foi feito, um novo ofício foi enviado no início deste ano. “A resposta que nos deram era que uma licitação seria feita para dedetizar outras escolas. Não sei porque a limpeza não foi feita aqui”, lamenta Gladys.
A gerente regional de educação em Tubarão, Tereza Cristina Meneghel, informou ontem que não haverá necessidade de suspender as aulas enquanto ocorrer a desratização na escola. Porém, os alunos ficarão sem merenda até que a cozinha esteja apta para o uso. E não há prazo para isso. Ela também avisou à Vigilância Sanitária de Tubarão para dar baixar no alimento, que será incinerado.
Merenda escolar
No fim da tarde de ontem, a gerência regional de educação (Gered) em Tubarão recebeu mais de 15 mil quilos de alimentos que serão distribuídos nas escolas estaduais do município até a próxima semana. “Todos os colégios estão com o restante do estoque de 2009, que poderá ser usado até amanhã (hoje), com exceção da Tomé Machado Vieira, que terá que esperar”, lamenta a gerente Tereza Cristina Meneghel.
O outro lado
A secretaria de desenvolvimento regional em Tubarão enviou comunicado, ontem, que somente nesta quarta-feira tomou conhecimento do problema na cozinha da escola Professor Thomé Machado Vieira, no bairro Oficinas. Ainda ontem, o ofício foi encaminhado ao gerente de administração, Darlan Mendes, que enviou uma empresa para desratizar o local.
