Nesta sexta-feira (18), das 8h às 17h, o Governo de Criciúma realiza mais uma etapa do programa “De Frente para o Futuro, Criciúma +25”. O evento acontece no Centro de Inovação de Criciúma (CRIO) e reunirá cerca de 80 representantes do poder público, universidades, setor produtivo e organizações sociais para debater estratégias para o futuro da saúde na cidade.
Eixo saúde reúne especialistas e representantes da cidade
A ação integra o terceiro eixo do programa Criciúma +25, que busca estruturar diretrizes de longo prazo para o município com base em inovação, sustentabilidade e responsabilidade social.
Durante o encontro, a programação será dividida em três momentos:
-
Abertura com Thiago Rocha Fabris, secretário de Desenvolvimento Econômico, abordando macrotendências e transformações esperadas na saúde
-
Palestra “Saúde em ciclos: Cuidar da vida do nascimento à longevidade”, com as professoras Lisiane Tuon Generoso e Cristiane Damiani Tomasi, da Unesc
-
Discussões em grupo com representantes das instituições participantes
População em crescimento e novos desafios à saúde
O secretário de Saúde de Criciúma, Deivid Freitas, destacou que o envelhecimento populacional e o aumento da expectativa de vida são fenômenos que impactam diretamente o planejamento de políticas públicas.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Fabris, Criciúma pode crescer até 49% em população até 2050, o que exige uma estrutura de saúde cada vez mais preparada e eficiente.
Programa foca em desenvolvimento estratégico a longo prazo
O Criciúma +25 é uma iniciativa que propõe o desenvolvimento estratégico do município com metas para os próximos 25 anos. O programa é dividido em seis eixos fundamentais:
-
Saúde
-
Desenvolvimento Econômico e Inovação
-
Educação
-
Planejamento Urbano
-
Assistência Social
-
Turismo, Esporte e Cultura
O prefeito Vagner Espindola reforça que investir na saúde hoje é garantir qualidade de vida para as futuras gerações. “Nosso objetivo é preparar Criciúma para os desafios do futuro, com ações que impactem positivamente a vida de todos os cidadãos”, afirma.