Início Geral Cufa busca recursos para evento sobre Hip Hop

Cufa busca recursos para evento sobre Hip Hop

Festa está marcada para novembro, mas ainda depende de apoio financeiro para ser realizada

Willian Reis
Laguna

A Central Única das Favelas (Cufa), em Laguna, lançou na internet uma campanha de financiamento coletivo para promover um evento gratuito em novembro sobre a cultura do Hip Hop. Os organizadores pretendem arrecadar cerca de R$ 3,5 mil, mas até ontem à noite não havia sido contabilizada nenhuma colaboração.

O evento está marcado para 11 de novembro, das 14 às 18h, na praça pública ao lado da Udesc, no bairro Progresso. Estão previstas atividades como shows, batalhas de rima e grafite. Mas, o diretor executivo da Cufa, Vinícius Billy, alerta que a iniciativa pode ser cancelada caso o grupo não consiga os recursos. Para evitar o risco, a Cufa tenta, além da “vaquinha” online, buscar o apoio de parceiros.

Ainda em 2013, foi instituída em Laguna a Semana Municipal do Hip Hop, que, pelo texto, deve ser realizada anualmente na semana do dia 12 de novembro – data também em que se celebra o Dia Municipal do Hip Hop, a exemplo do que ocorre ao redor do mundo. Mas desde então a semana nunca foi posta em prática na cidade, segundo Billy. “Este ano, a Cufa vai fazer por conta própria”, diz.

Foi para baratear custos e garantir sua realização que os organizadores decidiram concentrar as atividades em apenas um dia. A Cufa também está em conversa com a Fundação Lagunense de Cultura, que aguarda a apresentação do projeto para analisar como pode contribuir com o evento, de acordo com o presidente da instituição, Márcio José Rodrigues Júnior.

Entre os destaques da programação está o show nacional com o cantor Thiagão, além da presença de músicos da região. O Hip Hop começou a ser desenvolvido em Laguna em 1998. Trata-se de um movimento cultural, artístico, político e social voltado, sobretudo, aos jovens da periferia, como forma de apresentar maneiras criativas de superar a chamada segregação social, além de valorizar a presença negra no país.

Sair da versão mobile