Início Saúde Dengue no Sul de SC: Capivari de Baixo chega a 41 focos...

Dengue no Sul de SC: Capivari de Baixo chega a 41 focos do mosquito em 2026

Dengue no Sul de SC
FOTO PMCB Divulgação Notisul
FOTO PMCB Divulgação Notisul

Tempo de leitura: 3 minutos

O monitoramento da dengue no Sul de Santa Catarina identificou um novo foco do mosquito Aedes aegypti em Capivari de Baixo. Com o registro, o município chegou a 41 focos confirmados em 2026. O mosquito foi encontrado em uma armadilha no bairro Santa Lúcia, e a Vigilância em Saúde programou uma varredura para segunda-feira (21), com o objetivo de localizar possíveis novos criadouros.

A identificação ocorreu na segunda-feira (14), mas a confirmação laboratorial foi divulgada apenas na quinta-feira (17). Segundo a Prefeitura, o último foco havia sido registrado em agosto.

A descoberta mobilizará agentes de combate a endemias e agentes de saúde, que vão inspecionar uma área de 300 metros de raio a partir do local onde o mosquito foi encontrado.

O registro reforça a importância das medidas de prevenção também para moradores de outros municípios do Sul catarinense, especialmente na eliminação de recipientes que acumulam água.

É importante destacar que os 41 registros correspondem a focos do mosquito, e não a pessoas diagnosticadas com dengue.

Vigilância fará varredura para identificar novos focos em Capivari de Baixo

A operação está marcada para segunda-feira (21), no bairro Santa Lúcia.

Durante a ação, as equipes vão percorrer a área delimitada pela Vigilância em Saúde para procurar possíveis focos de larvas do mosquito.

A varredura será realizada em um raio de 300 metros a partir da armadilha onde ocorreu a identificação.

A Prefeitura não informou quantos imóveis serão vistoriados nem se a ação será ampliada para outros bairros.

O município soma 41 focos positivos em 2026. O comunicado não apresenta a distribuição dos registros por região da cidade nem o número de casos da doença em moradores.

Prevenção à dengue exige atenção em toda a região Sul

O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Sua reprodução está associada principalmente à presença de recipientes que acumulam água.

Embora o novo foco tenha sido identificado em Capivari de Baixo, as medidas preventivas também são importantes em outras cidades do Sul catarinense.

A eliminação de possíveis criadouros depende de cuidados frequentes em residências, estabelecimentos comerciais, escolas e ambientes de trabalho.

Conforme as orientações de prevenção citadas pela Prefeitura, com base em recomendações do Unicef, a população deve verificar os ambientes pelo menos uma vez por semana.

Entre os principais cuidados estão:

  • Manter caixas d’água, cisternas e reservatórios bem tampados;

  • Limpar calhas e evitar o acúmulo de água;

  • Colocar areia nos pratos de plantas;

  • Recolher recipientes e objetos espalhados pelos quintais;

  • Manter lixeiras fechadas;

  • Cobrir piscinas;

  • Limpar bandejas de geladeiras e aparelhos de ar-condicionado;

  • Higienizar e guardar adequadamente as vasilhas dos animais de estimação;

  • Tampar ralos e manter as tampas dos vasos sanitários abaixadas.

A recomendação é não restringir a inspeção às casas. Locais frequentados diariamente, como escolas e empresas, também devem receber atenção.

Novo registro não significa caso confirmado de dengue

A identificação de um foco do Aedes aegypti indica a presença do mosquito transmissor, mas não representa, necessariamente, um caso da doença em seres humanos.

O balanço divulgado pela Prefeitura de Capivari de Baixo contabiliza 41 focos do vetor ao longo de 2026.

Não foram apresentados dados sobre pacientes diagnosticados com dengue ou sobre a situação epidemiológica dos demais municípios do Sul catarinense.

A varredura prevista para segunda-feira busca identificar possíveis novos criadouros na área do bairro Santa Lúcia e orientar as ações de combate ao mosquito.

Sair da versão mobile