Início Geral Desfile de carros de boi emociona Tubarão após mais de 30 anos

Desfile de carros de boi emociona Tubarão após mais de 30 anos

desfile de carros de boi
FOTO PMT Divulgação Notisul

Tempo de leitura: 4 minutos

O encerramento da 8ª Feira Agropecuária de Tubarão foi marcado por emoção, memória e tradição neste domingo (24). Após mais de 30 anos, cerca de 70 carros de boi voltaram a percorrer as principais ruas da cidade, em uma carreata que reuniu famílias, produtores rurais e moradores no resgate de uma das tradições mais simbólicas do interior catarinense.

O desfile integrou a programação especial dos 156 anos de Tubarão e chamou a atenção de crianças, jovens e adultos que acompanharam o trajeto pelas ruas centrais até a Arena Multiuso, onde um almoço tradicional encerrou a feira.

O prefeito Estêner Soratto (PL) participou da carreata ao lado da primeira-dama Graziele Soratto e destacou a importância cultural do momento.

“Foi uma surpresa muito positiva ver a quantidade de participantes e a força que essa iniciativa ganhou. O desfile dos carros de boi emocionou porque trouxe para o centro da cidade uma parte muito importante da nossa história, da cultura do interior e da vida de tantas famílias tubaronenses”, afirmou.

Segundo o prefeito, o evento também reforçou o papel da Feira Agropecuária na aproximação entre cidade e campo e na valorização das raízes do município.

Tradição rural volta às ruas de Tubarão

Mais do que uma atração cultural, o desfile representou um reencontro com a memória rural da região. Durante décadas, os carros de boi fizeram parte da rotina de comunidades do interior, sendo utilizados no transporte de laranja, lenha, água e outros produtos essenciais para a vida no campo.

Para muitos participantes, voltar às ruas com os carros depois de tantos anos foi uma forma de homenagear gerações e compartilhar essa tradição com os mais jovens.

Um dos fundadores do Grupo Amigos do Carro de Boi, Alex Mateus, definiu o momento como histórico.

“Depois de mais de 30 anos, realizamos o primeiro desfile de carros de boi pelas principais ruas da cidade. Participaram cerca de 70 carros, e foi muito emocionante. Muitos dos participantes trabalharam, no passado, transportando laranja, lenha e água”, destacou.

Movimento cresceu após primeiro encontro

Entre os participantes estavam Adilson Cardoso e Tamires Theodoro Matheus, integrantes do grupo de amigos do carro de boi. Segundo eles, a tradição estava cada vez mais rara na região.

“Já não se via mais carro de boi. Era algo muito raro. No ano passado, o Alex e o Celo Cascaes idealizaram esse grupo e, no dia 1º de junho, tivemos o primeiro encontro, que já reuniu 30 carros de boi. Depois disso, o movimento foi só crescendo”, contou Adilson.

Durante o trajeto, muitos moradores relembraram histórias antigas ligadas à vida no campo. Segundo os participantes, houve relatos emocionados de produtores rurais que voltaram a recordar momentos da juventude.

“Estávamos conversando com um senhor que contou que, antigamente, eles atravessavam o rio com os carros de boi. Hoje, ele pôde reviver um pouco dessa história”, relatou Adilson.

Carreata despertou memória e contemplação

Além do resgate cultural, a experiência também trouxe uma reflexão sobre o ritmo acelerado da rotina atual. Segundo Tamires, percorrer a cidade lentamente permitiu observar detalhes muitas vezes ignorados no dia a dia.

“Vindo nos carros de boi, devagar, conseguimos contemplar. Isso também faz parte da beleza dessa tradição”, afirmou.

O som característico dos carros de boi, a presença dos animais e o envolvimento das famílias transformaram o encerramento da feira em um momento de pertencimento, memória e valorização da cultura do campo.

Sair da versão mobile