Início Geral Dólar bate novo recorde e chega aos R$ 4,26, com mercado atento...

Dólar bate novo recorde e chega aos R$ 4,26, com mercado atento ao BC

O dólar comercial subiu em relação ao real nesta quarta-feira, 27, e renovou a maior cotação da história. A moeda americana valorizou 0,4%, alcançando o valor de 4,26 reais para a venda, tornando-se, assim, nível mais elevado desde o início do Plano Real. O recorde anterior era de terça-feira, quando bateu nos 4,24 reais. Após a escalada ocorrida na véspera, logo depois do ministro da Economia, Paulo Guedes, dizer que não estava preocupado com a alta e que “é bom se acostumar com o câmbio mais alto e juro mais baixo por um bom tempo”, os investidores ficaram atentos nesta quarta-feira com a atuação do Banco Central.

Para enfrentar o cenário de disparada, o Banco Central promoveu na terça-feira, 26, dois leilões extraordinários, e seu presidente, Roberto Campos Neto, afirmou que a autarquia poderia repetir as intervenções cambiais neste pregão em caso de novos gaps de liquidez. Em evento promovido pelo jornal Correio Braziliense, Campos Neto reforçou que o câmbio é flutuante e o BC age apenas em caso de problemas de liquidez ou para atenuar movimentos que estão fora do padrão normal.

O diretor de Política Monetária e Política Econômica do Banco Central, Bruno Fernandes, reiterou nesta quarta-feira que a instituição não atua no mercado de câmbio para perseguir um nível específico, mas, sim, para prover liquidez quando há “mau funcionamento” no mercado.

“É o nosso dever. O BC entende que fez isso em agosto, fez isso com os dois leilões de ontem, foi uma dinâmica parecida, no pior novembro em muitos anos, com o mercado especulando em cima de highlights, declarações, sem fundamento. Então, o BC achou bem por bem intervir, olhando o mau funcionamento, não o nível de câmbio”, explicou Fernandes, participante de seminário da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento e Mercado de Capitais (Apimec) em São Paulo.

O diretor ressaltou ainda que, se o mercado não operar adequadamente, o BC fará uma nova intervenção.

“A decisão do BC de ampliar a oferta de dólares é para aparar os excessos, já que o fluxo de saída de final de ano (juros, dividendos de grandes empresas) é mais acentuado”, explica o chefe de renda variável da Vero Investimentos, Fábio Galdino, sobre a decisão da autarquia.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile