A Câmara de Vereadores de Forquilhinha prestará uma nova homenagem ao arcebispo de Manaus e cardeal da Amazônia, Dom Leonardo Ulrich Steiner. No dia 18 de julho, sexta-feira, às 18h, o nome do religioso será eternizado no mural “Filhos Ilustres de Forquilhinha”, durante sessão solene com a presença do homenageado, na sede do Legislativo.
Homenagem reforça trajetória de fé e liderança de Dom Leonardo
Natural de Forquilhinha, Dom Leonardo já havia sido agraciado com o título de Cidadão Benemérito em 2021 e recebeu uma moção de aplauso em 2022. Agora, com sua inclusão no mural, a Câmara reconhece de forma permanente sua relevância religiosa, social e histórica.
- Primeiro cardeal da Amazônia brasileira
- Arcebispo de Manaus desde 2020
- Atuação destacada em defesa dos povos da floresta
- Reconhecimento por seu papel internacional na Igreja
Mural reúne nomes que marcaram a história de Forquilhinha
O mural “Filhos Ilustres de Forquilhinha” foi criado em 2022 e já conta com nomes como Dra. Zilda Arns Neumann, Dom Paulo Evaristo Arns, Irmã Norberta Ogniewski e Zé Queijeiro. Com a inclusão de Dom Leonardo, são agora cinco os homenageados que representam o legado do município nas áreas da saúde, religião, cultura e ação social.
Dom Leonardo participou do conclave que elegeu o Papa Leão XIV
Em maio deste ano, Dom Leonardo participou do conclave no Vaticano que escolheu o novo Papa, Leão XIV, reforçando sua influência nos rumos da Igreja Católica. Ele também já foi secretário-geral da CNBB e bispo auxiliar de Brasília. Sua nomeação como cardeal pelo Papa Francisco, em 2022, destacou a importância da Amazônia nos debates mundiais.