A família do pequeno Joaquim Lorenzo da Silva – que nasceu com malformação craniofacial – confirmou nesta quarta-feira, 17, ao jornalismo da Atual FM que conseguiu atingir a meta e arrecadar R$ 137.603,81 para iniciar um tratamento de reconstrução facial. Sebastiana de Matos Santos afirmou que nos próximos dias o bebê será levado para Curitiba/PR onde irá realizar uma avaliação médica visando depois disso a primeira intervenção cirúrgica.
Com menos de 1 ano, Joaquim terá que realizar dezenas de cirurgias visando a reconstrução da face. Sebastiana revelou que a primeira cirurgia será para reparar a parte da face, já que a abertura entre a boca e o nariz precisa ser reconstruída. A preocupação é com relação às bactérias que podem prejudicar o desenvolvimento da criança e até causar infecções.
O dinheiro foi arrecadado a partir de depósitos nas contas da família e também por meio de uma Vaquinha feita pela internet. Apesar da família ter atingido a meta, a proposta é manter a campanha, já que serão necessárias outras intervenções cirúrgicas em um curto espaço de tempo.
Joaquim mora em Concórdia e recebeu apoio de diversas famílias da região na campanha. O jogador Zico também gravou um vídeo pedindo apoio e ajuda financeira para o pequeno Joaquim.