Brasília (DF)
Termina neste domingo o prazo para os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pedirem a isenção da taxa de inscrição da prova. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) espera que cerca de quatro milhões peçam a isenção neste ano.
O Enem completa 20 anos e pela primeira vez o pedido é feito antes do período de inscrição. Também pela primeira vez, os candidatos que tiveram a isenção no ano anterior e faltaram aos dois dias de prova terão que justificar a ausência para ter a gratuidade.
Se a solicitação for negada, ainda é possível recorrer à decisão na Página do Participante, entre os dias 23 e 29 deste mês. A aprovação da isenção da taxa não significa que o participante já está inscrito no Enem 2018, mas deverá ser feito das 10h do próximo dia 7 às 23h59 do dia 18 de maio, pelo site do Enem.
Quem tem direito à isenção:
• Os que cursam a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública;
• Aqueles que fizeram todo o ensino médio em escola da rede pública, ou como bolsista integral na rede privada, e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
• Os que declararem a situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
• E os que fizeram Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado, que tenha atingido a nota mínima.