Florianópolis
A solicitação de apoio ao governo estadual para produção de vídeos em língua brasileira de sinais (libras) que atendam às necessidades dos surdos no processo de retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi o encaminhamento proposto em reunião técnica realizada ontem, na Sala das Comissões do Palácio Barriga Verde.
O encontro foi promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da assembleia legislativa e reuniu representantes de associações de surdos, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Fundação Catarinense de Educação Especial, do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Associação Catarinense de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais, entre outros.
A proposta é que sejam produzidos vídeos adaptados em linguagem de sinais, tanto como materiais para formação de condutores quanto para prova teórica a ser aplicada pelo Detran. “A intenção é produzir esse material, colocar em teste em dois polos – Joinville e Florianópolis – e depois implantar em todo o estado”, relata a assessora da comissão, Janice Aparecida Steidel Krasniak.
O Detran não possui um intérprete de libras em seu quadro de funcionários. Em decorrência disso, muitos surdos encontram dificuldades quando se candidatam a retirar a carteira de habilitação, pois não há uma ferramenta adequada para fazer a avaliação teórica.
