
Braço do Norte
Santa Catarina é o quinto maior produtor brasileiro de leite. O estado é responsável por 7,7% do mercado nacional. De 2005 a 2009, a produção cresceu, em média, 9,5% ao ano. O valor é mais do que o dobro do observado no restante do país.
Mas este desenvolvimento dos últimos anos começou a decair. Sem áreas físicas para expandir os negócios, o caminho é a melhoria na produtividade dos rebanhos. E foi justamente para preencher esta lacuna e profissionalizar o setor que a Unisul investiu na criação de uma especialização em bovinocultura leiteira.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do portal da universidade (www.unisul.br) até a próxima sexta-feira, ou presencialmente até o dia 17 deste mês. As aulas ocorrerão na Fazenda Experimental da Unisul, em Braço do Norte, a partir do próximo dia 21.
A especialização é voltada para profissionais das áreas de medicina veterinária e de zootecnia, ou os que atuam no setor de fomento e assistência aos produtores, como tecnólogos em ciências agrárias. Acadêmicos que tenham concluído mais de 80% destes cursos também poderão inscrever-se.
As aulas são voltadas à capacitação de técnicos para atuarem no desenvolvimento da pecuária leiteira na região. O Vale do Braço do Norte é a segunda maior bacia leiteira de Santa Catarina.
O rebanho é de aproximadamente 40 mil animais, com produção diária de 500 mil litros de leite. O alimento é utilizado por dez laticínios da região, mas que apresentam uma sensível carência tecnológica na atividade.