Priscila Alano
Tubarão
Os moradores de Tubarão e Capivari de Baixo estão cansados de reclamar da situação precária de muitas ruas. As condições de trafegabilidade pioram a cada chuva. Os secretários alegam que têm conhecimento do estado das vias e pedem paciência para a população.
As moradoras Maria Bernadete Mendes Búrigo e Rosinélia da Silva Manoel Torres, do bairro Caruru, em Tubarão, relatam que em dias de chuva não há como transitar na estrada geral da comunidade. “Vira um ‘sabão’. Já presenciei pessoas caindo de moto”, lamenta Maria Bernadete.
O secretário de planejamento urbano da prefeitura de Tubarão, Nilton de Campos, conta que um cronograma de atividades será montado para a recuperação das estradas, assim que as condições climáticas melhorarem. “Não podemos retirar material na barreira, se passarmos a patrola nas estradas com este tempo vai piorar a situação das ruas. Peço paciência. Assim que a chuva passar, vamos fazer um mutirão”, afirma. As equipes da secretaria executam serviços de emergência, como limpeza de PV e caixas coletoras.
Capivari, Laguna e Jaguaruna
estão com a mesma dificuldade
Karen dos Santos Aquino e Thiago Antunes Aquino, do bairro Caçador, em Capivari de Baixo, já estão cansados de reclamar à secretaria de obras da prefeitura sobre as condições da rua Ademar Nazário Cardoso. “Acredito que, se colocassem a tubulação em nossa rua, não se transformaria em uma cachoeira quando chove. Queremos uma solução”, reivindica Karen.
O secretário de obras da prefeitura, Sinézio Alves, reconhece o problema, e afirma que existe um projeto para pavimentação com lajotas na comunidade. “Vamos esperar o tempo melhorar para iniciar a recuperação das ruas. Agora, fazemos apenas os serviços emergenciais”, explica.
Em Jaguaruna e Laguna, a situação das estradas também é caótica. Nenhuma das prefeituras conseguiu, ainda, efetuar um cronograma para assistir a comunidade. Todos afirmam que isso será feito somente quando o tempo estiver melhor.
Previsão do tempo não é boa
O mar continua muito agitado no litoral catarinense neste fim de semana. Estão previstas ondas de 2 a 3 metros e picos de mais de 4 metros com ressaca. O vento deverá continuar, mas com menor intensidade, com rajadas entre 40 e 50 quilômetros por hora. A instabilidade continua, especialmente na região de Tubarão, com nebulosidade e chuva em momentos alternados.
