Para ajudar a combater o golpe do “boa noite, Cinderela”, cinco estudantes cearenses desenvolveram uma caneta inovadora capaz de detectar drogas em bebidas de forma simples e acessível. Batizada de Drug Test Pen, a ferramenta custa apenas R$ 10, uma alternativa muito mais barata em comparação a outras opções internacionais, que chegam a R$ 300.
Como funciona a caneta que identifica drogas em bebidas
O funcionamento da Drug Test Pen é simples e eficaz:
-
O usuário traça uma linha com a caneta em um papel filtro ou guardanapo.
-
Em seguida, pinga algumas gotas da bebida suspeita sobre a marca feita.
-
Se houver a presença de benzodiazepínicos, a linha muda de cor em apenas 10 segundos.
A praticidade do dispositivo o torna ideal para uso em bares, festas e outros locais públicos.
Invenção nasceu da preocupação com segurança
As estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) José Maria Falcão, em Pacajus (CE), desenvolveram o projeto pensando na segurança das pessoas, principalmente das mulheres. A estudante Maria de Fátima Rodrigues Xavier Soares explicou que a equipe testou diversos reagentes até encontrar uma alternativa eficaz e acessível.
“Nossa prioridade era criar algo que qualquer pessoa pudesse usar facilmente em qualquer lugar”, disse Maria.

Reconhecimento nacional e exposição na Febrace
A inovação chamou a atenção de especialistas e está sendo apresentada na 23ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em São Paulo, evento que vai até 28 de março.
O presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter Jorge João, destacou a importância da iniciativa para a ciência e para a equidade de gênero.
“Precisamos de mais mulheres na ciência e na pesquisa. Com incentivo e oportunidades, podemos transformar realidades e construir um futuro mais justo e inovador”, afirmou.
Fique sempre bem informado com o Notisul!
Receba as principais notícias do Brasil e do mundo diretamente no seu celular ou computador! ⚡📲 Entre agora no nosso grupo de WhatsApp e acompanhe tudo em tempo real: clique aqui.