FOTOS Divulgação Notisul
Estudantes de várias cidades do Sul catarinense embarcam para Florianópolis para participar do Innovation Camp – Junior Achievement, evento apoiado pelo Sebrae/SC que acontece durante o Startup Summit. A iniciativa oferece oficinas, mentorias e vivências práticas de empreendedorismo e inovação para jovens de 15 a 25 anos.
Oficinas e feira de negócios integram a programação
O evento terá atividades intensas de aprendizado e prática. Pela manhã, os estudantes participam de oficinas desafiadoras, enquanto à tarde visitarão a Feira de Negócios, um espaço que conecta startups, tecnologia e criatividade.
Durante todo o evento, os jovens recebem apoio de mentores especializados e, ao final, apresentam seus projetos a um júri qualificado, que avaliará as soluções propostas para os desafios do mundo dos negócios.
Apoio do Sebrae fortalece educação empreendedora
Segundo João Alexandre Guze, gerente Regional Sul do Sebrae/SC, a iniciativa reforça a importância da educação empreendedora como diferencial para o futuro dos jovens.
“Apoiar a participação dos estudantes é proporcionar vivências práticas em inovação. Essa experiência ajuda a desenvolver liderança, trabalho em equipe e criatividade, competências essenciais para o futuro”, destaca.
Participação de escolas do Sul catarinense
Do Sul do estado, participam instituições como o Bairro da Juventude, em Criciúma, que já aplica a metodologia da Junior Achievement, e escolas de Araranguá e Morro da Fumaça, além da entidade Abadeus.
A gestora de Inovação e Criatividade do Bairro da Juventude, Gislene Francisconi de Costa, comemora:
“Eles terão a chance de vivenciar um ambiente de inovação durante o Startup Summit, se conectando com jovens de todo o estado em uma experiência transformadora.”
Já a supervisora escolar da Escola Maria Garcia Pessi, em Araranguá, Letícia da Rosa Teixeira, reforça que levar os alunos de forma gratuita é um orgulho:
“É uma imersão em inovação e criatividade que marcará a vida desses jovens.”
Transformação e impacto na formação dos jovens
Além da vivência prática, o Innovation Camp conecta os estudantes ao ecossistema de startups e inovação, permitindo que desenvolvam autonomia, cidadania e contato direto com o mundo dos negócios.
De acordo com Greicy Zaccaron, auxiliar da Secretaria de Educação de Morro da Fumaça, a participação traz impacto direto no futuro dos jovens:
“Eles desenvolvem competências empreendedoras e criatividade, além de fortalecer a autonomia e o protagonismo estudantil.”