A estação de tratamento de água (ETA) de Gravatal já opera com 100% de sua capacidade de produção. A informação é da Gravatal Saneamento, que realizou as obras de conserto da adutora de captação de água bruta. Para o trabalho, foi realizada a desobstrução total da rede, que possui aproximadamente três quilômetros entre sua captação, no rio São Miguel, até a estação de tratamento de água no bairro Tiradentes.
Desde que foi detectado o problema, as equipes da concessionária trabalharam ininterruptamente, minimizando os impactos causados pela baixa pressão e falta de água. Em alguns bairros a pressão e vazão ainda estão reduzidas. Nesta quarta-feira (7), pela manhã, foi disponibilizado caminhão pipa para as escolas, para garantir o abastecimento à rede de educação. As escolas que estavam sem abastecimento (Mickeylandia, Brincarte e Vó Miloca), já estão com fornecimento normalizado.
Ao longo do dia o sistema de distribuição de água deve começar a pressurizar, melhorando a distribuição de água nas cotas elevadas. Contudo, é importante salientar que a condição de baixa pressão e falta de água em horários de maior consumo (10h, 12h, 14h, 18h e 20h), principalmente nos bairros em cotas mais elevadas, poderá perdurar pelos próximos dias, pois a pressurização do sistema ocorre de forma gradativa.
A Gravatal Saneamento ainda solicita que o consumo de água seja estritamente para o necessário e de forma consciente, para que todos possam ter água pelo maior período possível, até a normalização do abastecimento.
Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul
