A Fórmula 1 dará início nesta semana à última rodada tripla do campeonato 2025, começando pelo GP de Las Vegas. Mas a atenção das equipes já se volta para a etapa seguinte: no GP do Catar, cada jogo de pneus só poderá ser utilizado por até 25 voltas no Circuito de Lusail.
A decisão foi tomada pela fornecedora oficial da categoria, em conjunto com as equipes e a Federação Internacional do Automobilismo (FIA), após análises que indicaram risco de superaquecimento e degradação extrema da borracha — problemas observados especialmente na edição de 2024 da prova.
Riscos detectados em 2024 motivaram a medida
No ano passado, vários pneus — principalmente o dianteiro esquerdo — atingiram o limite máximo de desgaste. A combinação entre desgaste acelerado, altas cargas laterais e gerenciamento agressivo de stints elevou o risco de fadiga estrutural.
Para 2025, o limite de 25 voltas exclui voltas de alinhamento e de desaceleração após a bandeirada. Como a corrida tem 57 voltas, a expectativa é que ao menos dois pit stops sejam obrigatórios para cada piloto.
Fim de semana terá sprint e uso dos compostos mais duros
A gama levada ao Catar será a mais resistente do ano:
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C1 (duro)
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C2 (médio)
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C3 (macio)
A etapa também contará com a última sprint de 2025.
Catar pode decidir o título
O circuito de Lusail pode sediar a definição do campeonato de pilotos, atualmente disputado entre os pilotos da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri, com Max Verstappen mantendo chances matemáticas.
Histórico de problemas com pneus no Catar
Esta não é a primeira vez que a etapa demanda cautela.
Em 2021, longos stints e zebras agressivas causaram estouros de pneus em pilotos como George Russell e Lando Norris.
Em 2023, a interferência entre os pneus e as zebras piramidais obrigou mudanças no traçado e até a realização de um treino extra.
Calendário
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23 de novembro – GP de Las Vegas
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30 de novembro – GP do Catar
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7 de dezembro – GP de São Paulo (final do campeonato)
