Início Geral Farmácias: Muda lei à instalação de novos estabelecimentos

Farmácias: Muda lei à instalação de novos estabelecimentos

Wagner da Silva
Braço do Norte

A abertura de novas farmácias próximo ao centro de Braço do Norte está proibida. A mudança no Projeto de Lei Ordinária 002/2010 foi aprovada por unanimidade na sessão da câmara de vereadores. Com a alteração, os novos estabelecimentos devem atentar à regra que determina a distância mínima de 200 metros de outra farmácia. A discussão iniciou ainda no ano passado entre vereadores e empresários do ramos.

O presidente da câmara, Laércio José Michels Junior (PSDB), defende que a decisão de ampliar o atendimento das novas farmácias beneficiará diretamente as comunidades. “Descentralizar os serviços do centro é importante. Esta ampliação evita o deslocamento de pessoas dos bairros, especialmente os mais distantes. Além disso, é uma forma de expandir o comércio às comunidades”, defende o presidente.

A empresária e farmacêutica Valquiria Inês Limberger, explica que o setor defende esta melhor mobilidade do cliente aos estabelecimentos. Tanto que recentemente ela inaugurou uma filial na comunidade de Baixo Pinheiral. Para quem reside foram do perímetro central do município, a notícia é motivo de comemoração.

É o caso do aposentado Pedro Manoel Espindola, morador do bairro União. “Não tenho carro, mas preciso regularmente deslocar-me até a farmácia e isso causa muito transtorno. Em dias de chuva é quase um desafio. Já temos um ‘postinho’ (refere-se ao posto do programa Estratégia Saúde da Família da comunidade) e com esta lei, logo algum empresário resolve investir aqui no bairro”, torce.

Sair da versão mobile