Criciúma ganhou um novo marco para o turismo e a educação com a inauguração da Fazenda Solar e do Memorial Nikola Tesla, neste sábado (17). O evento, realizado no Parque dos Imigrantes, no distrito de Rio Maina, contou com a participação do embaixador da Croácia no Brasil, Ranko Vilović, e centenas de pessoas. O prefeito Clésio Salvaro destacou que o memorial vai fortalecer o turismo do conhecimento na cidade, além de a fazenda solar produzir energia limpa suficiente para abastecer as 62 escolas da Rede Municipal e toda a frota de carros elétricos do município.
Homenagem às instituições parceiras
Durante a cerimônia, o prefeito Clésio Salvaro, acompanhado da primeira-dama Adriana Salvaro, prestou homenagem a parceiros essenciais para o projeto:
- Luciane Bisognin Ceretta, reitora da Unesc, pela elaboração do projeto técnico da fazenda solar e do memorial.
- Carlos Antônio Ferreira, reitor da SATC, pela consultoria técnica e obtenção da bobina de Tesla e do gerador de Van de Graff.
- Ranko Vilović, embaixador da Croácia, pelo apoio e presença na solenidade.
Embaixador destaca impacto positivo do projeto
Em seu discurso, o embaixador Ranko Vilović ressaltou a importância do complexo, que combina benefícios sociais, políticos e econômicos. Ele destacou que o projeto da Fazenda Solar e Memorial Nikola Tesla alinha-se com as políticas globais de incentivo ao uso de energia limpa e que o memorial servirá como um centro de educação e ciência, inspirando futuras gerações.
Espetáculo científico encanta o público
O evento foi abrilhantado pelo grupo Ciência em Show, que apresentou um espetáculo científico que fascinou o público, principalmente as crianças. Fundado no Instituto de Física da USP, o grupo tem como objetivo popularizar a ciência de forma acessível e envolvente. Com mais de 21 anos de atuação, o Ciência em Show utiliza demonstrações práticas para despertar o interesse pela ciência entre as pessoas.