A Federação das Câmaras de Dirijentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) e Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedor Individual de Santa Catarina (Fampesc) divulgaram nesta semana, uma carta aberta intitulada ‘Todos nós e a liberdade’.
No documento, os representantes da FCDL/SC e Fampesc pontuam que são contrários em relação à maneira como são conduzidas as investigações contra oito empresários favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro. Os empresários são acusados de arquitetarem um golpe contra as instituições democráticas caso o candidato a presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula, seja vencedor do pleito de 2 de outubro.
Segundo os órgãos empresárias de Santa Catarina, o Brasil precisa ter instituições que não fiquem sob a direção única de uma visão ‘turva’ da Constituição. Eles afirmam que são contrários aos procedimentos policiais e destacam que não há o devido respeito do processo legal.
Eles mencionam que os brasileiros estão presenciando um poder, ou talvez apenas uma única pessoa, determinando o que é certo ou errado. O que para os dirigentes está errado.
Na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou buscas e apreensões contra os empresários que, no WhatsApp, defenderam um golpe de Estado. Em sua decisão, o ministro escreveu que não há dúvidas da possibilidade de ‘atentados contra a democracia e o Estado de Direito’ na conduta dos empresários.
Moraes pontua que há indícios de incitação ao crime, golpe de Estado, formação de organização criminosa e risco de atentado à democracia. A íntegra da decisão foi divulgada nesta segunda-feira (29). “Não há dúvidas de que as condutas dos investigados indicam possibilidade de atentados contra a Democracia e o Estado de Direito, utilizando-se do modus operandi de esquemas de divulgação em massa nas redes sociais, com o intuito de lesar ou expor a perigo de lesão a independência do Poder Judiciário, o Estado de Direito e a Democracia”, escreveu Moraes.
Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul
