FOTOS Kristel Kardeal Divulgação Notisul
O Festival Tainha Dourada chega à sua 14ª edição entre os dias 3 e 8 de novembro, em Itajaí, e promete reunir talentos do audiovisual de diversas regiões do Brasil e do mundo. Com o tema “Todas as Histórias Regionais”, o evento abriu inscrições nesta segunda-feira (4), que seguem até 4 de setembro, de forma gratuita pelo site oficial www.tainhadourada.com.br.
Categorias e critérios de seleção
Os realizadores podem inscrever obras nas seguintes categorias competitivas:
-
Curta Universitário (Catarinense, Nacional ou Internacional) – aceita ficção, documentário ou animação.
-
Curta Profissional Catarinense – apenas obras de ficção.
-
Curta Profissional Nacional – apenas obras de ficção.
A curadoria avaliará narrativa, montagem, som, edição, relevância do tema e concepção estética. As premiações incluem troféus e valores em dinheiro.
Programação diversificada e gratuita
O festival oferecerá mostras, palestras, debates e oficinas durante os seis dias, na Univali Itajaí e no Arcoplex Cinema (Itajaí Shopping), com acesso gratuito. Oficinas exclusivas com marcas como Lumix Panasonic, Hollyland e a plataforma Transforma já estão confirmadas e exigem inscrição prévia.
Inclusão e formação de público
Para ampliar o acesso, o evento terá filmes legendados para surdos ou pessoas com baixa audição e intérpretes de LIBRAS sob demanda. Também serão realizadas atividades em escolas municipais de Itajaí para incentivar a produção audiovisual desde a infância.
“Nosso objetivo é conectar a universidade, o mercado audiovisual e a comunidade, valorizando histórias regionais e fortalecendo o cinema catarinense”, reforçam os organizadores.