Início Geral Força-tarefa MPSC: Museus da região deverão se adequar

Força-tarefa MPSC: Museus da região deverão se adequar

Tubarão/Laguna

O Museu Willy Zumblick, em Tubarão, e o Museu Anita Garibaldi, em Laguna, foram os focos do segundo dia da Ação Nacional de vistoria de museus. As inspeções foram realizadas ontem pela manhã e a força-tarefa, conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), identificou a necessidade de ajustes estruturais, melhorias na equipe técnica, adequação da aquisição das obras e conservação do acervo.

No Museu Anita Garibaldi, a ação foi coordenada pela promotora de justiça Luciana Cardoso Pilati Polli. A operação não identificou problemas estruturais graves, uma vez que o museu passou por reforma, concluída em 2012, mas constatou que alguns reparos são necessários. A vistoria também verificou a necessidade de ampliação do quadro de pessoal com servidores efetivos, bem como de restauração e melhorias no sistema de conservação de peças do acervo.

Em Tubarão, a vistoria do Museu Willy Zumblick, no Centro Municipal de Cultura – que também utiliza o espaço para realização de oficinas voltadas à comunidade -, foi conduzida pelo promotor de justiça Sandro de Araújo. A inspeção apontou que a estrutura precisa passar por adequações para oferecer mais segurança e conforto aos visitantes, principalmente no que diz respeito ao combate e prevenção de incêndios. Também foi observada a necessidade de qualificação de pessoal e melhorias na catalogação e exposição correta dos materiais.

A partir das informações coletadas nas inspeções e registradas nos relatórios da força-tarefa e do Corpo de Bombeiros, o MP poderá propor os ajustes necessários por meio de recomendações ou acordos com os órgãos mantenedores dos museus ou até mesmo, caso necessário, ingressar com ações civis públicas na justiça para buscar as adequações.

As próximas vistorias ocorrerão hoje no Museu Comunitário Almiro Theobaldo Müller, em Itapiranga, no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina e no Museu de Arte de Santa Catarina, ambos em Florianópolis.

Sair da versão mobile