O furacão Michael ganhou força e está sendo classificado como uma tempestade “extremamente perigosa” de categoria 4, horas antes de atingir a Flórida, nos Estados Unidos.
Com ventos de 210 quilômetros por hora, o furacão era previsto para chegar ao meio-dia do horário local (13h de Brasília).
Mais de 370 mil pessoas na Flórida receberam ordens para deixar a região e se dirigir para lugares mais altos.Pelo menos 13 pessoas teriam morrido na América Central no fim de semana, devido a chuvas torrenciais e inundações.
A Flórida declarou estado de emergência, assim como os Estados do Alabama e da Geórgia. Em seu último boletim, o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês), com sede em Miami, informou que Michael se tornou “um furacão extremamente perigoso, de categoria 4”.
O instituto alertou para o que pode ser uma tempestade com alto poder destrutivo e fatal, ventos com força de furacão e chuvas fortes ao longo da costa nordeste do golfo do México.
E acrescentou que Michael pode ganhar ainda mais força antes de chegar ao continente pela península da Flórida, com dois prováveis pontos de entrada: pela região de Panhandle – uma faixa de terra às margens do Golfo do México – ou de Big Bend, ambas no noroeste da Flórida.