Início Esportes Jogador da região busca de voos cada vez mais altos

Jogador da região busca de voos cada vez mais altos

Maceió (Alagoas)

Na centenária história do Hercílio Luz, entre tantos nomes que vestiram a camisa colorada, um deles se destacou. Foi no Leão do Sul que o meia Zenon surgiu para o futebol, antes de fazer história no Corinthians, Guarani e até chegar na seleção brasileira.

Um dos jovens que buscar seguir os passos do ídolo hercilista é Vinicius Rabello Mateus, o Vinicius Gravatal, que depois de se destacar na região, começa a ganhar o Brasil. O meia ajudou o Leão do Sul a voltar para a primeira divisão catarinense, levantou taça pelo Orleans e hoje está em Maceió (Alagoas), onde defende a equipe sub-20 do Centro Sportivo Alagoano (CSA).

Artilheiro por onde passou, Vinicius Gravatal iniciou como milhões de outros meninos: com o sonho de ser um jogador de futebol. 

“Eu comecei jogar bola desde pequeno. Meu primeiro campeonato foi pela minha escola em Gravatal, onde eu moro”, revela o jogador de 19 anos e 1,83m de altura.

A intimidade com os gols chamou a atenção do Hercílio Luz cedo. 

“Uma vez eu fui disputar um campeonato em Tubarão e lá estava o professor Tom, que era treinador do sub-15 do Hercílio Luz, então ele me viu jogando e me convidou para ir conhecer e jogar pelo Hercílio. E eu fiquei por quatro anos”, conta.

Sucesso no Orleans

Artilheiro do Hercílio Luz no sub-17, Vinicius continuou marcando gols na categoria acima, até chegar ao time profissional. Ele foi relacionado para a maioria dos jogos da campanha que reconduziu o Leão do Sul à elite catarinense, e entrou em campo justamente no último jogo, mas não conseguiu ajudar a equipe a conquistar o título.

Neste ano, teve pouco espaço no time principal do Hercílio Luz, sendo relacionado para apenas uma partida do Estadual. Mas foi em Orleans que viveu um grande momento. 

Na equipe sub-20, que disputava a Série C do Campeonato Catarinense da categoria, Vinicius Gravatal foi o grande destaque. Vestiu a braçadeira de capitão, marcou nove gols em nove partidas e ainda levantou a taça. 

“Houve uma proposta de ir para o Orleans. Muitas pessoas falavam bem dali, então resolvi ir. Fui por empréstimo. Ali fiz uma bela campanha junto com o time. Foi uma boa passagem. Consegui ser campeão catarinense de juniores e também fui o artilheiro da competição”, lembra.

Chance em Alagoas

Com o destaque em Orleans, Vinicius recebeu a maior oportunidade da carreira. Ele foi emprestado ao CSA, que se prepara para a Copa do Nordeste Sub-20 e para a Copa São Paulo de Juniores, principal competição do país na categoria. 

“Eu vim para o CSA depois que acabou a competição em Orleans. O presidente do Hercílio Luz, o Fábio Mendonça, conversou com o Marquinhos Mossoró, que é diretor aqui do CSA e viu uma possibilidade de eu vir para cá. E foi assim que cheguei aqui na equipe sub-20”, conta.

A adaptação foi difícil, já que o atacante saiu do frio do inverno de Orleans, para o calor de Maceió. Mas superadas as dificuldades, o jogador comemora a oportunidade. 

“A experiência aqui está sendo a melhor possível. Estou aprendendo muito com os profissionais que trabalham aqui. É uma equipe muito boa e forte que acabaram de ser campeões alagoanos. Todos são humildes e sempre procuram ajudar quem precisa”, revela.

Em terceiro lugar da Série B do Campeonato Brasileiro, o CSA está perto de conquistar o acesso para a primeira divisão nacional. E mesmo com contrato até o fim da Copa São Paulo, o jogador torce pelos companheiros. E porque não, com uma chance de disputar a Série A. 

“Eles estão realmente muito bem aqui. Espero que consigam o grande acesso à elite do futebol brasileiro. O meu pensamento é cada dia trabalhar mais forte para quando surgir a oportunidade, eu estar bem para agarrar ela com muita vontade e não largar mais”, afirma.

Junto com o Vinicius, o jogador incorporou a cidade natal. E espera que todo o Brasil conheça o nome de Gravatal. 

“A sensação é muito boa, pois onde eu vou, estou levando o nome da minha cidade, e assim onde eu passo, todos vão conhecendo Gravatal. Então eu espero poder levar o nome de Gravatal por muitos outros lugares para que todos possam conhecer”, completa.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile