Início Especial Gripe A: À espera da vacina…

Gripe A: À espera da vacina…

Zahyra Mattar
Tubarão

Agora, adultos entre 30 e 39 anos também serão vacinados contra a gripe A (H1N1). Desta forma, apenas as pessoas entre 40 e 59 anos estão fora do calendário de vacinação gratuito. O Ministério da Saúde voltou atrás e alterou o calendário, porque esta faixa etária incluída é igualmente uma das mais ativas, ou seja, tem propensão a adquirir o vírus com maior facilidade.

Diferente do que ocorre com a gripe comum, cujas doses podem ser adquiridas por qualquer pessoa na rede particular, o ministério fez ainda uma recomendação para que as pessoas fora do público alvo (veja quadro abaixo) não tomem a vacina.
Isto é algo que provavelmente não ocorrerá. Como o Notisul mostrou na semana passada, muitas pessoas já procuram a rede particular para garantir a sua dose. O medo gerado com o crescente números de notificações no ano passado pode culminar em uma corrida pela vacina. Daí a recomendação do Ministério da Saúde.

“Acredito que, com a vacina, tudo será mais tranquilo. O que as pessoas precisam fazer é manter, durante todo o ano, as medidas de prevenção. A maioria das pessoas não esqueceu o que aprendeu no ano passado, relaxou mesmo”, pontua a coordenadora do programa de imunização da 20ª gerência de saúde em Tubarão, Ingrid Bittencourt.

Este ano, foram seis notificações

Muito diferente do registrado em 2009, quando houve 1.264 notificações de possíveis casos de nova gripe, neste ano apenas seis acionamentos à 20 gerência de saúde foram observados: uma em janeiro e cinco em fevereiro.

“Já esperávamos uma queda brusca neste período, por conta do calor. O vírus tem maior dificuldade em se propagar. Mas isso não significa que desaparaceu. Pelo contrário. Está só na espera de um clima mais propenso”, alerta a coodenadora do programa de imunização da 20 gerência, Ingrid Bittencourt.
No ano passado, a onda de contaminação ocorreu entre junho e julho. Agora, as autoridades de saúde preveem que o pico da doença ocorra em maio, mas não na mesma intensidade observada em 2009.

Com o excessivo números de casos, muitos pacientes que possivelmente tiveram a nova gripe em 2009 ainda não receberam o resultado do exame. Tanto que os números de fechamento do ano passado não foram feitos ainda porque todos os dias a gerência recebe novos dados.
“Quem quiser saber o resultado do seu exame deve procurar a vigilância epidemiológica do seu município ou o órgão onde foi coletado”, orienta a coordenadora.

Cronograma

1ª Etapa – de 8 a 19 deste mês
• Trabalhadores da saúde e população indígena.

2ª Etapa – de 22 deste mês até 2 de abril
• Gestantes em qualquer idade (deverá ser garantida, durante todo o ano, a vacinação da mulher que engravidar após esse período e que não tenha sido contemplada em outros grupos).
• População com doenças crônicas de base (exceto os idosos de 60 anos ou mais).
• 1ª dose para crianças saudáveis na idade entre 6 meses e 1 ano, 11 meses e 29 dias (a segunda dose será aplicada 30 dias depois).

3ª Etapa – de 5 a 23 de abril
• População de 20 a 29 anos.
4ª Etapa – de 24 de abril a 7 de maio
• População de 60 anos ou mais com doença.

5ª Etapa – de 10 a 21 de maio
• População de 30 a 39 anos.

Fonte: Ministério da Saúde.

Imunização

A vacinação será gratuita e dividida em cinco etapas, conforme o público-alvo. O Ministério da Saúde tem 83 milhões de doses da vacina e terá que comprar mais 30 milhões para conseguir vacinar mais uma faixa etária. Para a aquisição da medicação extra, serão gastos R$ 300 milhões, que serão liberados por Medida Provisória. Estima-se que pelo menos 91 milhões de pessoas sejam vacinadas contra a nova gripe. Parte do medicamento adquirido pelo governo será mantida como reserva técnica, caso seja necessário vacinar outros grupos.

A nova gripe em números*

Armazém
4 positivos
2 negativos

Braço do Norte
23 positivos
15 negativos

Capivari de Baixo
16 positivos
33 negativos

Grão-Pará
3 positivos
7 negativos

Gravatal
7 positivos
6 negativos

Jaguaruna
6 positivos
21 negativos

Pedras Grandes
2 negativos

Rio Fortuna
2 positivos
1 negativo

Sangão
2 positivos
7 negativos

Santa Rosa de Lima
3 negativos

São Ludgero
4 positivos
7 negativos

São Martinho
1 positivo

Tubarão
62 positivos
90 negativos

Treze de Maio
1 positivo
1 negativo

Totais da região
131 positivos
195 negativos

* Os números da gerência de saúde de Laguna não foram repassados.

Fonte: 20ª gerência de saúde
em Tubarão.

Sair da versão mobile