Início Especial Gripe A: Cinco casos suspeitos internados no HNSC

Gripe A: Cinco casos suspeitos internados no HNSC

Carolina Carradore
Tubarão

Depois de um período aparentemente tranquilo, a gripe A dá os primeiros sinais de que pode voltar a ‘ter força’ em breve. No Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), até ontem, cinco pacientes suspeitos de estarem com a doença estavam internados. Entre eles, está uma gestante. Todos estão em quarto de isolamento.
O último caso da nova gripe em Tubarão foi confirmado em novembro do ano passado.

Desde essa época, a coordenadora do programa de imunização da 20ª gerência de saúde, Ingrid Bittencourt, espera o resultado de mais 18 exames. Em 2009, foram contabilizados na cidade 161 casos positivos, sendo que 40 foram confirmados somente na semana passada. “Tem gente que ficou doente, curou-se e ainda não sabe se de fato foi contaminada pela gripe A”, lamenta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Tubarão, Patrícia Zapellini. Há ainda pelo menos 134 pacientes suspeitos de terem contraído a doença no ano passado que ainda não sabem o resultado.

Desde janeiro, a Vigilância Epidemiológica aguarda resultado de dez coletas. Após a pandemia de 2009, profissionais da saúde de todo o estado realizam um encontro na quinta e sexta-feira da próxima semana, em Criciúma. A intenção é montar estratégias para que este ano ninguém seja pego de surpresa.

Triagem
Quarta-feira, o Ministério da Saúde encaminhou 3,2 mil vacinas que serão distribuídas às cidades da Amurel. Tubarão ficou com 1,6 mil. Como a quantidade recebida é menor do que a esperada, o município inicia amanhã uma triagem entre os profissionais da saúde da cidade. Serão vacinados apenas profissionais que trabalham na linha de frente ao atendimento da pandemia. A segunda etapa da vacina está marcada entre o próximo dia 22 e abril e será direcionada a gestantes, população com doenças crônicas e primeira dose para crianças de seis meses e 1 ano, 11 meses 29 dias. De 5 a 23 de abril, será a vez de vacinar pessoas entre 20 e 29 anos e de 24 de abril a 7 de maio, população acima de 60 anos. A última etapa será de 10 a 21 de maio, direcionada a 30 a 39 anos.

Celular auxilia na divulgação de vacinas
Operadoras de celular irão colaborar, a partir de segunda-feira, na divulgação da campanha de vacinação contra a gripe A. O ministro da saúde, José Gomes Temporão, informou ontem que as empresas de telefonia móvel enviarão mensagens de texto (torpedos) aos seus clientes avisando sobre o calendário de vacinação.
Segundo ele, há vacinas para imunizar mais de 90 milhões de brasileiros. A vacinação será direcionada a cinco grupos prioritários, de acordo com a faixa etária e características do público-alvo, segundo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Apenas pessoas que possuem alergia ao ovo não poderão tomar a vacina.

Sair da versão mobile