Início Segurança Guarda Municipal: Para proteger o cidadão

Guarda Municipal: Para proteger o cidadão

Tubarão

O secretário de segurança e trânsito da prefeitura de Tubarão, João Batista de Andrade, luta para adequar e equipar ainda mais os seus 46 comandados da Guarda Municipal de Tubarão (GMT). Os documentos do pedido de armamento do grupo já foram encaminhamentos à Polícia Federal (PF).
“Aguardamos a resposta da superintendência da PF de Brasília e também da solicitação feita ao Exército, no início do ano, para a compra de armamentos”, explica Batista.

Em discussão sobre o assunto, ontem à tarde, no Espaço Integrado de Artes da Unisul, o secretário reiterou que há necessidade de equipar mais a guarda. “Além das armas, necessitamos de mais viaturas. Os nossos guardas passam por treinamentos constantes. O cidadão é quem vai ganhar com essa adequação”, salienta o secretário.
Ainda na audiência pública, a pedagoga Maria Tereza Cabral perguntou ao vice-prefeito, Pepê Collaço, quando a GMT receberá armas. “Quanto mais apoio para segurança social, melhor”, avalia a pedagoga.

A Associação Nacional dos Guardas Municipais intensifica as ações que visam a mudança da lei que institui a guarda. A legislação federal permite que os profissionais atuem armados.

A ouvidoria e a corregedoria da GMT serão instaladas após a aprovação do porte de armas. A PF ainda levará algumas semanas até que apresente a resposta da proposta, que também será apresentada na câmara de vereadores de Tubarão.

Sair da versão mobile