
Lily Farias
Tubarão
A fim de ver em funcionamento o Estacionamento Fácil em Tubarão, o secretário de segurança e patrimônio da prefeitura, Sérgio de Bona Portão, acionou a procuradoria do município quanto a execução do contrato pelo Consórcio Extran,
O grupo é o responsável pela administração do sistema da estacionamento rotativo na cidade desde o ano passado. A previsão inicial era de que o novo modelo passasse a operar no começo deste ano.
Ficou para março. O funcionamento, contudo, durante todo aquele mês, foi em caráter educacional. A cobrança deveria iniciar em maio, o que também não ocorreu. A Extran já investiu mais de R$ 1 milhão na implantação do sistema. Desde então não computou um real sequer de lucro.
“Como é algo que afeta o trânsito da cidade, uma das atribuições da secretaria, fiz o alerta ao município formalmente. Existe um contrato que não é cumprido até o momento. É preciso tomar as providências cabíveis”, explica o secretário.
Segundo o diretor do consórcio Extran, Sérgio Diniz, o sistema foi implantando em fevereiro e operou durante apenas um mês em regime experimental no chamado setor 1 (veja no quadro). Depois deste período, passou a ser cobrado.
Na prática, rotatividade de vagas não ocorre
Nas ruas, a realidade do estacionamento rotativo em Tubarão é bem diferente do que alega o diretor do consórcio Extran, Sérgio Diniz. Os motoristas estacionam nos locais onde os parquímetros deveriam funcionar e não encontram agentes para vender os cartões.
O site do Estacionamento Fácil também não funciona. No escritório da administradora, na rua Lauro Müller (beira rio da margem direita), a informação é que não é preciso efetuar o pagamento. Diniz rebate.
Segundo ele, isto é verificado apenas nos últimos dias e não se trata de uma constante. Ele alega que os problemas que a operadora de telefonia móvel Claro teve com a Anatel, afetou a venda dos créditos para o Estacionamento Fácil.
“Vendemos crédito para os cartões de estacionamento da mesma forma que se vende para aparelho celular. Terei que trocar todas as máquinas porque estão estragadas. Quando a Claro teve problemas, todos os clientes foram afetados, inclusive eu. Espero normalizar a situação ainda esta semana”, esclarece Diniz.
A ampliação do sistema para o restante da área central da cidade também é uma incógnita. Conforme o diretor do consórcio, a prioridade no momento é solucionar os problemas com os equipamentos.
O primeiro setor
No total, o Estacionamento Fácil deveria disponibilizar neste momento cerca de 1.024 vagas rotativas no centro de Tubarão. Desde março é esperado o funcionamento do sistema em todos os setores previstos. Mas apenas operam os parquímetros instalados no chamado primeiro setor:
• Avenida Marcolino Martins Cabral – entre o ArtHotel e o Calçadão.
• Avenida Marechal Deodoro (beira-rio) – entre a rodoviária antiga e a ponte Nereu Ramos.
• Rua Lauro Müller – até o cruzamento com a rua Esteves Júnior.
• Rua Coronel Cabral – entre a rua Dr. Ferreira Lima até a rua Coronel Collaço.
• Rua Coronel Collaço – até a Catedral.
Em tese, nestas ruas, o Estaciona Fácil deveria estar em funcionamento das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Nos sábados, o serviço deveria vigorar das 8 horas ao meio-dia. Contudo, a reclamação da população é que os parquímetros não funcionam nestes pontos. De qualquer forma, a dica é sempre conferir, pois caso voltem a operar, o usuário corre o risco de ser multado. O valor da cobrança é de aproximadamente R$ 52,00.