Início Geral Habitação: Déficit supera 400 casas

Habitação: Déficit supera 400 casas

Wagner da Silva
Braço do Norte

Uma proposta da Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar (Cooperhaf) para diminuir o déficit habitacional de Braço do Norte foi apresentada ontem ao prefeito Evanísio Uliano (PP), o Vânio. O objetivo da entidade é formular uma parceria com o município.

Segundo dados registrados na secretaria de assistência social, o déficit habitacional em Braço do Norte supera 400 residências. Deste total de famílias cadastradas, 250 não possuem imóvel e nem condições de adquirir um, outras 38 vivem em locais considerados precários e há ainda 152 famílias com imóvel sem escritura.

A coordenadora estadual da Cooperhaf, Liane Vitali Kothe, explica que desde 2001 a entidade desenvolve o programa Caprichando na Moradia. Em 2009, a cooperativa passou a auxiliar no processo de moradias também na zona urbana. “Há vários programas de habitação, mas excesso de burocracia. Nossa intenção é justamente facilitar o acesso dos municípios a estes programas”, explica Liane.

A secretária de assistência social Francisca Leonel, a Quinha, conheceu o projeto e avalia que o município tem possibilidade de efetuar a parceria com a cooperativa. O prefeito Vânio é da mesma opinião. Ele considera que uma das possibilidade é a implantação de um departamento específico para a habitação.

A ideia inicial é integrar as secretarias de assistência social, governo e cidadania e obras. “Em um primeiro momento acredito que o melhor é um estudo de viabilidade para construir casas para famílias que já possuem terreno. Depois partimos para aqueles que não têm (terreno). O importante é planejar o investimento”, pontua o prefeito.

Condomínios habitacionais

Com a valorização dos imóveis em Braço do Norte, o prefeito Evanísio Uliano (PP), o Vânio, acredita que uma ideia viável e que poderia amenizar a déficit habitacional na cidade em um espaço de tempo menor, é a construção de conjuntos populares. “Visitei um projeto semelhante e estou inclinado a optar por esta ideia no caso de fecharmos esta parceria com a Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar (Cooperhaf). O custo da obra é bem menor”, considera Vânio.

Sair da versão mobile