Início Geral Hoje na História: Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas

Hoje na História: Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas

Sete de fevereiro é o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas. A data tem como finalidade  homenagear todos aqueles que lutam pela liberdade e igualdade da cultura indígena. 

Quando Cabral descobriu o Brasil, aquelas aparentes terras desertas já eram habitadas, milhares de índios viviam na Terra de Vera Cruz. A colonização e a consequente exploração das regiões dizimaram tribos, disseminaram doenças e interferiram nos costumes indígenas. 

Ainda hoje, são necessárias leis que promovam uma mínima reparação aos descendentes dos primeiros moradores dessa terra. Os índios continuam discriminados por parte da sociedade e lutam pelo direito de viver em suas terras. Além do Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, existe o Estatuto do Índio, de 1973, o Dia do Índio, 19 de abril, e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI),  que é órgão do Governo Federal do Brasil que estabelece e executa as políticas indigenistas do país.

Acompanhe fatos importantes da história que aconteceram dia 7 de fevereiro em outros anos:

1569 – Espanha estabelece a Inquisição na América.

1826 – O Congresso argentino nomeia como primeiro presidente da República Bernardino Rivadavia. 

1848 – Doroteo Vasconcelos toma posse da presidência de El Salvador. 

1883 – Devastador incêndio en La Habana. 

1901 – Incêndio nos campos petrolíferos soviéticos de Baku. 

1901 – Nasce a cantora de samba Clementina de Jesus.

 

1904 – O maior incêndio dos Estados Unidos desde a grande queima em Chicago de 1871, irrompe em Baltimore, destruindo mais de 2.600 edifícios.

1909 – Nasce Helder Pessoa Câmara, o bispo brasileiro defensor dos direitos humanos.

 

1939 – É inaugurada a conferência em Londres para solucionar o problema palestino. 

1950 – Estados Unidos e Grã Bretanha reconhecem o Governo vietnamita de Bao Dai. 

1958 – O avião que transportava a equipe de futebol do Manchester United cai em Munique, na Alemanha: sete jogadores morrem e o técnico fica gravemente ferido. 

1964 – Os Beatles desembarcam nos Estados Unidos para uma turnê de 10 dias e causam histeria entre os fãs. Essa turnê marca o ponto máximo da beatlemania pelo mundo.

1968 – Todos os 10 representantes das províncias do Canadá concordam com uma nova constituição, concedendo à língua francesa importância igual à língua inglesa.

1974 – A ilha de Granada decreta sua independência. 

1976 – Hua Kuo-Feng sucede a Chou En-Lai seu cargo de primeiro ministro chinês. 

1979 – Pela primeira vez um astronauta, o americano Bruce McCandless, faz uma caminhada pela lua sem estar ligado a algum equipamento da nave.

1984 – O presidente egípcio Hosni Mubarak realiza a primeira viagem oficial a um país árabe, Marrocos, desde que o Egito foi expulso da Liga Árabe em 1979 por firmar a paz com Israel.

1990 – O Partido Comunista da União Soviética concorda em deixar outros grupos políticos competirem pelo controle do país, desistindo assim de seu monopólio no poder.

1991 – O reverendo Jean-Bertrand Aristide é confirmado como o primeiro presidente democraticamente eleito do Haiti.

1991 – Ocorre um ataque a bomba à residência oficial do primeiro-ministro John Major, da Inglaterra, através de um carro estacionado em uma rua próxima.

1992 – Os doze países da Comunidade Européia firmam em Maastricht (Holanda) um tratado que abre o camino da União Européia a 340 milhões de cidadãos. 

1994 – O Irã aprisiona mais de 20 corruptos suspeitos de uma trama para assassinar o presidente Akbar Hashemi Rafsanjani.

1995 – Rramzi Youlsef, o líder do atentado a bombas ao World Trade Center, é preso em Islamabad, no Paquistão.

1996 – 189 pessoas, a maioria turistas alemães, morrem em um acidente de um Boeing-757 da companhia dominicana Alas, perto da costa da República Dominicana. 

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile