FOTO Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 3 minutos
O diretor executivo do CIM-Amurel, Henrique Lapa Lunardi, e a médica-veterinária Kessya Niero, responsável pela implantação do Programa de Inspeção Regionalizada do consórcio, estiveram em Imbituba na última segunda-feira (02).
A visita incluiu uma reunião com o prefeito Michell Nunes e integrantes do governo municipal, com foco na regularização do Sistema de Inspeção Municipal (SIM).
Adequações necessárias para implantação do SIM
De forma reservada, Henrique Lunardi tratou inicialmente de questões administrativas com o chefe do Executivo. Em seguida, participou da reunião técnica sobre o SIM, que contou também com a presença do chefe de gabinete Douglas Tadros Rodrigues de Freitas, da secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Patrícia Menegaz, do médico-veterinário do município Manoel Matos e do diretor da Secretaria de Meio Ambiente Diego dos Anjos.
Kessya Niero explicou que o processo de implantação do SIM exige uma série de adequações legais e administrativas, como a atualização e padronização da Lei Municipal do Serviço de Inspeção Sanitária, além da regularização de procedimentos obrigatórios.
Entre eles estão a portaria de nomeação de médico-veterinário efetivo, o contrato de prestação de serviços entre o município e o CIM-Amurel e o decreto que instituiu formalmente o Sistema de Inspeção Municipal.
Situação da região da Amurel
Atualmente, Imbituba está entre os quatro municípios da região da Amurel que ainda não iniciaram as adequações necessárias para a regulamentação do SIM. Outros três municípios já concluíram o processo e conquistaram o selo de equivalência ao Sisbi/POA, disponibilizado pelo CIM-Amurel.
Esse selo permite que os municípios estejam equivalentes ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/POA), possibilitando que empresas locais comercializem seus produtos em nível nacional, desde que atendam às exigências sanitárias.
Os outros 11 municípios da Amurel se encontram em estágio avançado de padronização do SIM, caminhando para a equivalência ao sistema federal.
Impacto para produtores e economia local
A regularização do Sistema de Inspeção Municipal é considerada estratégica para o fortalecimento da agroindústria local, garantindo segurança sanitária, ampliando mercados e incentivando o desenvolvimento econômico regional.
