Início Geral Imigração é tema de livro

Imigração é tema de livro

Mauricio levou mais de cinco anos de pesquisa para escrever a obra, fruto de sua dissertação de mestrado
Mauricio levou mais de cinco anos de pesquisa para escrever a obra, fruto de sua dissertação de mestrado

 

Karen Novochadlo
Tubarão
 
Há quase dois séculos, imigrantes italianos e de outros países pisavam no solo da região sul de Santa Catarina. Mas esta área já era ocupada pelos índios. E como ocorreu o processo de colonização e o desaparecimento de grande parte das comunidades indígenas?
 
Este é o tema do livro A ocupação do território xokleng pelos imigrantes italianos no sul catarinense (1875-1925) – resistência e extermínio, que será lançado hoje, às 20 horas, no Clube 7 de Julho, em Tubarão. A obra é do historiador Mauricio Selau.  
 
No livro, o escritor analisa como ocorreu o processo de colonização. “Primeiro, analiso qual era a intenção do governo em ocupar as terras; em segundo, a construção das colônias dos imigrantes; e, por último, como a forma de ocupação do solo gerou conflitos com os xokleng e processo de extermínio dos índios”, revela. 
 
O interesse no tema da imigração surgiu quando o historiador mudou-se de Porto Alegre para Criciúma, na década de 90. “Todos me perguntavam de que família eu era, qual era o meu sobrenome. Isto era novo para mim”, explica Mauricio. 
 
O livro foi resultado de sua dissertação de mestrado em história cultural, pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Ufsc). Ao todo, foram 5,5 anos de pesquisa. Muitos documentos não haviam sido utilizados por autores da região.
Sair da versão mobile