O prazo para inscrições nas vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina às 23h59 desta quinta-feira (30), horário de Brasília. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, na página do Fies dentro do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Financiamento e vagas ofertadas
O Fies, programa do Ministério da Educação (MEC), oferece financiamento a estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação de instituições privadas.
Nesta edição, o governo federal disponibilizou mais de 58 mil vagas em 10.319 cursos/turnos de 690 instituições de ensino superior privadas. O financiamento cobrirá as mensalidades referentes ao segundo semestre letivo de 2025.
Quem pode se inscrever
De acordo com o edital do MEC, podem concorrer às vagas remanescentes os candidatos que:
- 
tenham renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos; 
- 
apresentem frequência mínima de 70% no curso escolhido; 
- 
tenham participado de qualquer edição do Enem a partir de 2010; 
- 
obtenham média mínima de 450 pontos e nota diferente de zero na redação. 
Candidatos que participaram do Enem na condição de treineiro não podem participar desta seleção.
Metade das vagas é reservada ao Fies Social, voltado a candidatos inscritos no CadÚnico e com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa.
Resultado e etapas seguintes
O resultado da chamada única será divulgado na terça-feira (4). A classificação seguirá as notas do Enem, com prioridade para:
- 
Candidatos sem ensino superior e que nunca tiveram Fies; 
- 
Candidatos sem ensino superior que já quitaram financiamentos anteriores; 
- 
Candidatos com ensino superior que nunca tiveram Fies; 
- 
Candidatos com ensino superior que quitaram financiamentos anteriores. 
Os pré-selecionados deverão validar suas informações entre 5 e 6 de novembro junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da instituição escolhida.
Após a validação, o estudante terá até 10 dias para confirmar os dados em um agente financeiro e concluir a contratação.
Lista de espera
Quem não for selecionado na chamada principal entrará automaticamente na lista de espera, com possíveis convocações entre 13 e 28 de novembro.
