FOTO Notisul
Tempo de leitura: 3 minutos
A instabilidade no tempo em SC deve marcar a semana no Sul do Estado, com chuva rápida, ventos moderados e risco de ocorrências, segundo a Defesa Civil. As condições afetam especialmente Laguna, Tubarão e trechos da BR-101, além do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi.
Impacto no aeroporto e rodovias
No Aeroporto Regional Sul e no trecho da BR-101 entre Laguna e Tubarão, o cenário é de nebulosidade e ventos moderados. A Defesa Civil recomenda monitorar as condições em tempo real devido à variabilidade costeira.
Atuação do ciclone extratropical
A instabilidade ocorre pela presença de um ciclone extratropical, que favorece chuva persistente, temporais isolados e fortes rajadas de vento até esta quarta-feira, dia 10.
A Defesa Civil alerta para risco de alagamentos, enxurradas e destelhamentos.
Quarta: aumento das instabilidades
A presença do ciclone persiste nesta quarta-feira na região do Litoral, aumentando a instabilidade. A chuva tende a ser persistente e, em alguns momentos, intensa em curto intervalo, especialmente no Litoral e áreas serranas.
Na quarta-feira, o sistema começa o deslocamento para alto-mar, reduzindo a chuva. Porém, o vento se intensifica, com rajadas de 60 a 80 km/h na maior parte das regiões.
Em áreas costeiras e serranas, podem ocorrer picos de até 100 km/h. Ainda há possibilidade de pancadas rápidas, mas com menor risco de danos.
Mar agitado e risco de ressaca
O mar fica agitado entre quarta e quinta-feira, com ondas entre 3 m e 3,5 m, podendo atingir 4 m em alto-mar no Sul, aumentando o risco de ressaca.
Na quinta, a chuva cessa e o vento passa a soprar de Sudeste.
Sexta-feira: novo sistema de baixa pressão
Na sexta (12), um novo sistema de baixa pressão entre o Paraguai e o Oeste do Sul do Brasil volta a deixar o tempo instável, com possibilidade de temporais e chuva intensa em pontos isolados.
Recomendações da Defesa Civil
-
jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos;
-
não dirija em locais alagados;
-
em alagamentos, evite contato com a água;
-
evite caminhar ou pedalar na orla quando as ondas atingirem a rodovia;
-
durante ventos fortes, busque um local abrigado;
-
mantenha distância de janelas, árvores, placas, postes e objetos soltos.
Telefones de emergência:
193 – Corpo de Bombeiros
199 – Defesa Civil
