Priscila Alano
Laguna
Os editais de licitação para pavimentação e fiscalização da SC-100, trecho entre a balsa de Laguna e o Camacho, em Jaguaruna, com um ramal para o Farol de Santa Marta, parte da futura Interpraias, foram publicados ontem. A obra contribuirá com o desenvolvimento do turismo na região.
A abertura do envelope com a documentação necessária habilitando as empresas para a execução da pavimentação ocorre no dia 10 do próximo mês, na sede do Deinfra, em Florianópolis. Já os envelopes das empresas que participam da concorrência para a fiscalização, serão abertos no dia 23 do próximo mês, também na sede do departamento.
O secretário de desenvolvimento regional em Laguna, Mauro Candemil, explica que na primeira etapa será analisada a documentação das empresas, para verificar se estão aptas a participarem da concorrência. “Caso não haja problemas com a documentação e nenhuma empresa entre com recurso, ocorre a abertura dos envelopes com as propostas, os valores. Em uma expectativa otimista, espero que em setembro seja homologada a vencedora”, declara Candemil.
Três motivos atrasaram o andamento do processo de licitação para pavimentação da SC-100. “Com as exigências ambientais, levamos três anos para resolver. Depois, ocorreu a manifestação (da comunidade da região da Ilha) contra o ex-governador Luiz Henrique da Silveira (na inauguração da estrada do Camacho, no fim de outubro do ano passado), que atrasou em mais seis meses, e agora por último a troca no governo também contribui para o atraso na licitação”, detalha Candemil.
A pavimentação do trecho está avaliada em R$ 22 milhões. No valor, já estão inclusas as condicionantes ambientes.
O projeto
Na pavimentação da SC-100 tem uma extensão de 18 quilômetros. Serão executados serviços de drenagem, elevação do leito em mais de um metro de altura, acostamento lateral, pista multiuso para pedestres e ciclovia com 2,5 metros de largura de um lado e de 1,5 metro do outro.
Moradores e comerciantes aguardam a obra
Os moradores, comerciantes, veranistas e turistas aguardam ansiosos o início das obras na SC-101. A pavimentação da rodovia é reivindicada há mais de dez anos. O comerciante Agenor Zanelato Machado conta que os motoristas enfrentam vários problemas ao trafegar na via. Em dias de chuva, muitos carros atolam e apresentam problemas mecânicos. “Muitos turistas reclamam, falam que o lugar é bonito, mas falta infraestrutura na região. Espero que, com a pavimentação o turismo na região cresça”, afirma Agenor.
