Início Geral Jogo educacional: Entretenimento que aborda questões ambientais é lancado pela Unisul

Jogo educacional: Entretenimento que aborda questões ambientais é lancado pela Unisul

Tubarão

O jogo educacional River Hero será lançado hoje pela Unisul, em parceria com a Alcoa. O primeiro teste oficial será realizado com estudantes da tribo indígena Guarani, na aldeia localizada em Imaruí. O jogo aborda os principais problemas ambientais que ocorrem na bacia do Rio Tubarão e é voltado para adolescentes. Imaruí, Laguna, Tubarão, Pedras Grandes e Lauro Müller são cenários que fazem parte do jogo.

Conforme o professor da instituição de ensino e coordenador do projeto, Rodrigo de Freitas, a iniciativa surgiu em 2016, mas foi apenas no ano passado que o grupo começou a desenvolver o jogo. A ação foi realizada por dois bolsistas de Ciências Biológicas da Unisul, um programador, um desenhista e pelos professores Rodrigo e a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Maricelma Simiano Jung.

De acordo com Maricelma, após o lançamento do jogo, ele estará disponível na plataforma online do sistema Android, de forma gratuita. Outras fases de testes serão realizadas em escolas de Tubarão. No dia 22 de novembro, Dia do Rio, um grande evento ocorrerá no Espaço Integrado de Artes da Unisul e haverá uma grande divulgação sobre o entretenimento para as escolas do município.

O jogo

O game começa contando a história de um jovem índio guerreiro que recebe a visita do espírito do índio Tuba-nharô (que originou o nome da cidade de Tubarão). Tuba-nharô  avisa dos perigos ambientais que a região está passando e pede o auxílio do jovem guerreiro. O primeiro cenário se passa em Imaruí, onde o personagem principal recebe uma missão: fazer a pesca respeitando a época de defeso dos animais. Depois ele segue até nos Molhes da Barra, em Laguna e precisa salvar os botos das redes de pesca. Após completada esta missão, ele se dirige para Tubarão. A missão na Cidade Azul é coletar os lixos da beira-rio e fazer a coleta seletiva. Depois, segue até Pedras Grandes e o jovem guerreiro precisa remover os bancos de areias das margens do rio e recompor a mata ciliar por meio do plantio de sementes. A última etapa do jogo é na nascente do Rio Tubarão, em Lauro Müller. O jogador recebe uma pontuação de acordo com o andamento das missões. Caso cometa algum erro, ele terá que voltar e refazer a missão do início. A ideia é trabalhar a sensibilização ambiental com os adolescentes.

Representação cultural

Para realizar a criação dos personagens, uma extensa pesquisa foi realizada com uma tribo Guarani que vive em Imaruí. Segundo o professor Rodrigo, a tribo teve papel essencial para a elaboração do jogo. “Eles nos ajudaram com o vestuário do personagem, nos mostrando as características que representam a tribo. Quisemos deixar o guerreiro com uma aparência bem fiel ao que nos foi apresentado por eles, e no final, conseguimos”, revela.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile