Capivari de Baixo
Foi dado o passo inicial para a construção da nova Igreja Matriz São João Batista, no centro, de Capivari de Baixo, nesta sexta-feira (12), pela manhã. A ocasião foi marcada pelo lançamento da pedra fundamental próxima ao templo antigo. No amplo terreno que pertence a igreja católica será erguido o imóvel de acordo com as especificações necessárias dos órgãos do município. A nova construção, assim como a antiga será ampla, terá boa infraestrutura, dotada de acessibilidade e inovação.
Segundo o Pontifical Romano, no início da construção de uma nova igreja, convém celebrar um rito para implorar a bênção de Deus sobre a obra e lembrar aos fiéis que a casa a ser construída de pedras será sinal visível da Igreja viva ou edifício de Deus formada por eles próprios. Conforme o uso litúrgico, este rito consta da bênção da área da nova igreja e da bênção e colocação da pedra fundamental pelo bispo da diocese.
Com o início das obras, a expectativa é que até outubro do próximo ano, os trabalhos estejam adiantados. “Quando começamos uma obra o povo se envolve mais. O maior desafio da nossa paróquia é concentrar os esforços. A população é participativa e com a obra iniciada vai querer o quanto antes estar no novo espaço. Tem muito a ser feito, mas com fé, trabalho e a colaboração de todos chegaremos ao nosso objetivo ”, destaca o padre José Eduardo Bittencourt, o padre Eduardo.
Em Capivari de Baixo, a história do cristianismo remonta a década de 1950, quando da fundação da Paróquia, que no ano que vem completará 60 anos e a expectativa é que a construção do edifício esteja bem adiantada. Os projetos também estão sob a análise do Corpo de Bombeiros e, recentemente da prefeitura, que liberou a construção. Além da bênção da pedra fundamental e o início dos trabalhos com o estaqueamento e, posteriormente, a fundação da nova matriz.
